SAMBA, POLÍTICA E (RE)EXISTÊNCIA:
DOIS SAMBAS DE ENREDO COMO ESTUDO DE CASO DE UMA LITERATURA MENOR
Palabras clave:
Samba, canto de trabalho, religiosidade afro-brasileira, (re)existênciaResumen
O presente artigo pretende articular o conceito de Literatura Menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari com a literatura de sambas de enredo do carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Por seu conteúdo político, poético, transgressor, numa língua menor, fazendo-se falado numa língua maior, que o samba produz um tipo de literatura (re)existente. Ou seja, apesar dos processos de captura, vozes negras ecoam como resistência, projetando novas formas de existência. Para isso, o samba será entendido como multiplicidade, turbilhão de muitas coisas, conexões, agenciamentos. Tal noção, implicará a análise de dois carnavais da G.R.E.S. Unidos do Viradouro, são eles: o de 2020, Viradouro de Alma Lavada e o de 2023, Rosa Maria Egipcíaca. A interpretação destes carnavais passa pela leitura das obras inspiradoras do enredo, ou seja, a monumental tese de doutorado de Harue Tanaka Sorrentino, Articulações Pedagógicas no Coro das Ganhadeiras de Itapuã: um estudo de caso etnográfico e o livro do antropólogo Luiz Mott, Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil. Além dos desfiles, propriamente ditos, e a poesia. Diante deste instrumental, muitos temas surgem, como a interdisciplinaridade, o machismo na música, a história de mulheres negras.
Descargas
Citas
ALVES, Vânia de Fátima Noronha. Raízes – Resistência histórica. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 2, p. 1-6, maio/ago. 2019.
ARAÚJO, Anderson Leon Almeida de; DUPRET, Leila. Entre Atabaques, Sambas e Orixás. Revista Brasileira de Estudos da Canção RBEC, n.5, jan-jun 2014.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix.O Anti-édipo:Capitalismo e esquizofrenia. Editora 34: São Paulo, 2010.
DELEUZE, Gilles. Kafka: Por uma literatura menor. Imago: Rio de Janeiro, 1975.
FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GUATTARI , Felix. As Três Ecologias. Papirus: Campinas, 1990.
GUATTARI Felix; ROLNIK, Suely.Micropolítica: Cartografias do Desejo. Vozes: Petrópolis, 1996.
KAECKE, Janaína de Moraes. O Sujeito na Quebrada do Samba. Ponto Urbe, 13, 2013.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasielria, 2015.
LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo : Selo Negro, 2011.
MACÊDO, Cibele Mariano Vaz de; ANDRADE, Regina Gloria Nunes. Mangueira: a cultura comunitária e o Centro Cultural Cartola. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 10(2), São João del-Rei, julho/dezembro 2015.
MOURA, Roberto. TIA CIATA e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.
NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
NIGRI, Bruno Silva; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. O Samba no Contexto do Candomblé Festa, Mito e Sacralidade como Experiências de lazer. Licere, Belo Horizonte, v.18, n.3, set/2015, p. 279.
PARES, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.
SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
SILVA ,Samuel Cavalcante da. Modos de subjetivação e constituição do sujeito professor na literatura de autoajuda. Linguagem – Estudos e Pesquisas, Catalão, vol. 14, n. 2 – 2010.
SILVA, Alice Maia Casimiro da; SILVA Gabriele Gonçalves da; NASCIMENTO, João Paulo da Silva. Por uma leitura literária de experiências estéticas e recepções culturais do samba no rio de janeiro: história, concepções e crítica. Revista Philologus, Ano 25, N° 74. Rio de Janeiro: CiFEFiL, maio/ago.2019.
SILVA, Mozart Linhares da; ROSA, Camila Francisca da. Sujeitos e culturas governadas: o negro e o carnaval em Santa Cruz do Sul. XIII Encontro Estadual de História da ANPUH, UNISC: Santa Cruz do Sul, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Wesley de Jesus Barbosa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.