NIETZSCHE E A PRIMAZIA DA CULTURA COMO PROBLEMA EDUCACIONAL PARA A POLÍTICA
Keywords:
Modo de vida, Sociedade, Aristocracia, Formação, . FilosofiAAbstract
Este artigo discute a primazia da cultura na fi losofi a de Nietzsche visando apresentá-la como problema educacional para a política. Contextualiza-se a política cultural alemã, pelos estudos de Nobert Elias e Keith Ansell-Pearson, para a proposta nietzscheana de renascimento da Antiguidade que toma a paidéia grega para implodir a Bildung alemã. Com isso, caracteriza-se a paidéia platônica para se compreender a educação nietzscheana como auto-formação do fi lósofo, pelos estudos de Werner Jaeger e Jorge Larrosa. Assim, Nietzsche tem na primazia da cultura sua fi losofi a como modo de vida aristocrático para uma política de criação de outros modos de vida.
Downloads
References
ANSELL-PEARSON, Keith. Nietzsche como pensador político: uma introdução. Tradução de Mauro Gama e Cláudia Martinelli. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.:1997.
ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópoles-RJ: Vozes, 1997.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Pereira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. LARROSA, Jorge. Nietzsche & a educação. Tradução de Semírames Gorini da Veiga. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. [ZBA/FEE] Sobre o futuro dos estabelecimentos de ensino. In: Escritos sobre educação. Tradução de Noéli Correia de Melo Sobrinho. 6. ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2012.
_______. [GD/CI] Crepúsculo dos ídolos ou como se fi losofa com o martelo. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
_______. [GB/BM] Além do bem e do mal: prelúdio a uma fi losofi a do futuro. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
_______. [GT/NT] O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
_______. [UB/CoEx-I] I Consideração intempestiva: David Strauss, el confessional y el escritor. In: Obras completas: consideraciones intempestivas. Tomo II. Tradução de Eduardo Ovejero y Maury. Buenos Aires: M. Aguilar Editor, 1949.
WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.