Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico
Keywords:
Institucionalização, Socialização, Paradigmas CientíficosAbstract
Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos saberes de referência em campos científicos, considerando o papel dos pesquisadores, instituições acadêmicas e da comunidade científica. A questão norteadora central é: "Como os saberes de referência são moldados e consolidados, influenciando o progresso científico?". Utilizando revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, identificamos que os pesquisadores desempenham um papel central na formação dos saberes de referência, cuja validação ocorre por meio da revisão por pares e aceitação pela comunidade científica. Os critérios incluem evidências empíricas e relevância prática. Conclui-se que esse processo é dinâmico e reflete a evolução constante da ciência.
Downloads
References
BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COLLINS, H. M.; EVANS, R. The Third Wave of Science Studies: Studies of Expertise and Experience. Social Studies of Science, v. 32, n. 2, p. 235-296, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0306312702032002003. Acessado em: 08 out. 2023.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p.21-54.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986.
LATOUR, B. Science in Action: How to Follow Scientists and Engineers Through Society. Harvard University Press, 1987.
POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1959.
SILVA, S. F. R. Revisão por pares e tecnologias eletrônicas: Perspectivas paradigmáticas nos procedimentos da comunicação científica. 199 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2016
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Jonathan Machado Domingues
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.