Do conceito de intérieur à função do olhar no Diário de um Sedutor:
aproximações entre Kierkegaard e Lacan
Abstract
Este artigo tem por objetivo partirmos do conceito de intérieur de Kierkegaard para pensarmos a função do olhar enquanto objeto a, tal como fora preconizada por Lacan, tendo como esteio ilustrativo a obra kierkegaardiana, Diário de um Sedutor (1843). Nesta obra, teremos acesso a várias passagens da narrativa apontando a relação do sujeito com o olhar tanto pelo viés do ver como do ser visto. Para tal, acessaremos ainda, a obra de Adorno intitulada Kierkegaard – Construção do Estético (2010), e o seminário de Lacan Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise (1964). Sustentaremos a tese de que em diversas passagens do Diário, o sedutor kierkegaardiano pode servir de base para compreendermos a esquize do olho e do olhar e mais especificamente, a função do olhar enquanto objeto a, proposta por Lacan.
Downloads
References
ADORNO, T. W. Kierkegaard – Construção do Estético. Tradução de Alvaro L. M. Valls. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
KIERKEGAARD, S. A. Diário de um Sedutor; Temor e Tremor; O desespero humano. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores)
LACAN, Jacques. (2008). Seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
_______, Jacques. (1985). Seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. (2ª ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar., 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mônica Parreiras
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.