Os caminhos (des) construídos no PROF-FILO no IFSertãoPE -
Keywords:
Escrita acadêmica, Escrita criativa, Seminários de pesquisa.Abstract
A construção da escrita acadêmica exige rigor nas regras estabelecidas pelas associações de normas técnicas, tanto nacionais como internacionais como prerrogativa para a participação em eventos, periódicos, planejamento e elaboração dos produtos finais, e as disciplinas de Metodologias e Seminários de Projetos de diferentes Programas de Pós Graduação podem subsidiar orientações para essas produções para além desses manuais técnicos. A disciplina Seminários de Projetos desenvolvida no PROF-FILO, núcleo IFSertãoPE, no período 2023.1 apresenta-se como um importante mecanismo de formação para a constituição desse processo. O presente estudo, ancorou-se na abordagem da pesquisa participante utilizando-se da observação participante na análise descritiva dos percursos e as potencialidades de desenvolvimento de habilidades e competências da escrita criativa nas atividades acadêmicas dessa primeira turma. Nesse contexto, utilizou-se como instrumentos de análises a ementa apresentada, a bibliografia sugerida potencializando as abordagens de Eco (2000), Foucault (2006), Gadamer (2012) e Ricoeur (1976) e as atividades sinalizadas e efetivadas no plano de ensino dos professores formadores dessa disciplina nesse período específico, que culminou no quadro contínuo e evolutivo da escrita acadêmica e criativa dos (as) mestrandos (as) no Programa do Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo do IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural
Downloads
References
BRAGGIO, Ana Karine. Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos: descomplicando as normativas da ABNT. Toledo: Indicto, 2019.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FOUCALT, Michael. A hermenêutica do sujeito. – 2. Ed.- São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.
GADAMER, Hans - Georg. Hermenêutica em retrospectiva. – 2. Ed. – Petrópolis, RJ: 2012.
MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA PROF-FILO. Histórico e Contextualização. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/historico-e-contextualizacao/ .
Acesso em 14 mar 2023.
MOURA, Alex Sandra da Silva [et al.] (Orgs.). Estudo da argumentação sob diferentes perspectivas de análise. In: SILVA, Cristiano Dias da, SANTOS, Pedro Fernando dos. As técnicas argumentativas no discurso sobre a pobreza de Cristo: uma análise da obra O Nome da Rosa. Petrolina: IFSertãoPE, 2021. Disponível em: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/bitstream/123456789/636/3/Estudos%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20sob%20diferentes%20perspectivas%20de%20an%c3%a1lise.pdf . Acesso em 04 abr 2023.
PERROTA, C. Um texto pra chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
POLITO, Ronald. Poemas do espanhol Antonio Machado. SIBILA Revista de Poesia e Crítica Literária. Ano 24 – ISSN 1806-289X. São Paulo, 23 jun 2009. Disponível em: https://sibila.com.br/poemas/poemas-do-espanhol-antonio-machado/3007 . Acesso em 24 mar 2023.
ROCHA, Gabriel Kafure da; SANTOS, Bruno Freitas; AMARAL, Suelene Leal; VERAS, Antonio Leopoldino. A saúde oculta encontrada na caatinga: uma cartografia do imaginário da trilha ecológica do campus Petrolina Zona Rural IF SERTÃO PE. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar. V.7, nº 03, 2022. Páginas 01 a 16. https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/51/57 Acesso em 24 mar 2023.
RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. – Rio de Janeiro: Edições 70, 1976.
ROCHA, Gabriel Kafure da; SILVA, Cristiano Dias da. Plano de Disciplina de Seminário de Pesquisa. Petrolina-PE: PROF-FILO, IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural, 2023.
VOLTAIRE. Cartas Iluministas: correspondências anotadas e selecionadas. – Rio de Janeiro: Editora Zahar; 2011
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 RITA DE CÁSSIA DE SOUZA MARTINS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.