Nelson Rodrigues assiste terra em transe:

Uma análise do silêncio do povo à luz de duas éticas-estéticas contrastantes

Autor/innen

  • Rafael Britto Universidade Estadual do Ceará
  • Vicente Brazil

Schlagworte:

Estética, Ética, Silêncio., Memórias, Síntese disjuntiva

Abstract

Partimos da premissa de que a tentativa de equacionar a tensa e múltipla relação de sentido estabelecida por Nelson Rodrigues ao deparar-se com a peça cinematográfica de Glauber Rocha, passa a produzir resultados interpretativos-conceituais mais enriquecedores a partir do momento em que a encaramos sob a perspectiva do conceito de síntese disjuntiva. Iniciamos com um cotejamento analítico-descritivo das posturas ético-estéticas dos dois autores referentes ao tema do silêncio do povo, que possibilita vislumbrar o verdadeiro acontecimento deste encontro. Um modelo de estudo comparativo é delineado se valendo do conceito de obra aberta, com o intuito de avançar uma leitura na qual as incompatibilidades e distâncias não sejam vistas de forma provisória e não-essencial. Argumentamos, a partir de Deleuze, que a tradição literária-filosófica, formada na lógica aristotélico-kantiana e regulada pelo princípio da não contradição, ou informada por uma ânsia de produzir sínteses, subaproveita o encontro de Nelson Rodrigues com Glauber Rocha. Concluímos defendendo que o que liga os dois artistas seria o reconhecimento de suas diferenças irreconciliáveis, aliado à intuição de Nelson Rodrigues de que os efeitos da obra não dependeriam de sua aproximação com as concepções do cineasta baiano. As unicidades do criador e espectador não são assim diluídas, mas antes potencializadas no reconhecimento de que esta disjunção é fundante de um encontro que precede as individualidades e ultrapassa as sínteses comparativas.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Rafael Britto, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (2018) com tese intitulada "Ameaça do estereótipo e Teoria das Molduras Relacionais: a influência de fatores situacionais no desempenho cognitivo de universitários cotistas" Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Tem experiência docente nas áreas de Psicologia, Filosofia e Educação, com ênfase na interface desta áreas com seus fundamentos epistemológicos e sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo, epistemologia, behaviorismo, estereótipos, identidade e psicologia social experimental

Literaturhinweise

BUENO, Rodrigo Poreli Moura. Narrar e reinventar a história por meio das imagens: Glauber Rocha e o seu discurso fílmico dos anos de 1960. ANTITESE, v. 7, n. 14, p. 492-515, jul. - dez. 2014.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva; Ed. da USP, 1974.

DELEUZE, Gilles; DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles., & GUATARRI, Felix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo, SP: 34, 2010.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1993.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

GALVÃO, Walnice Nogueira et al. Cadernos de literatura brasileira: Euclides da Cunha. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

MALAFAIA, Wolney Vianna. Imagens do Brasil: o Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional. Tese (doutorado) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. 316 f, 2012.

REZENDE, Sidney. Ideário de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1986.

ROCHA, G. Cartas ao mundo / Glauber Rocha. [Org. Ivana Bentes.] São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

RODRIGUES, Nelson; CASTRO, Ruy (sel.) O óbvio ululante: primeiras confissões: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1993a.

RODRIGUES, Nelson; CASTRO, Ruy (sel.) A cabra vadia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo, SP: Martins, 2007.

SANTOS, Ricardo Ventura. A obra de Euclides da Cunha e os debates sobre mestiçagem no Brasil no início do século xx: Os sertões e a medicina- antropologia do Museu Nacional. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 5, supl. p. 237-253, jul. 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010459701998000400013&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 14 set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59701998000400013.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Gilles Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Veröffentlicht

2022-01-15

Zitationsvorschlag

BRITTO, R. .; BRAZIL, V. Nelson Rodrigues assiste terra em transe:: Uma análise do silêncio do povo à luz de duas éticas-estéticas contrastantes. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/7134. Acesso em: 22 nov. 2024.