O ensino de filosofia para crianças:

uma nova perspectiva a partir de Matthew Lipman

Autor/innen

  • TANIA SILVA SOUZA

Schlagworte:

filosofia, pensar, educação, infância

Abstract

Este artigo busca uma refl exão sistematizada da proposta existente no programa de fi losofi a para Crianças de Matthew Lipman e da formação educacional dos infantes desde os primeiros anos escolares, os conceitos de educação e o de pensar que se entrecruzam ao analisarmos uma proposta cuja fi nalidade é iniciar as crianças na Filosofia. Sendo a filosofia uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento refl exivo, e considerando a importância de pensar melhor, realizamos uma leitura da Filosofi a subjacente nos pressupostos deste pensador. Lipman lançou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofi a e, na tentativa de provar suas convicções, o autor desenvolveu uma metodologia e um currículo
específi co, assim como materiais didáticos acessíveis à faixa etária dos alunos, na intenção de que sua ideia fosse uma realidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Literaturhinweise

LIPMAN, M. A fi losofi a na sala de aula. Ann Margaret Sharp, Frederick S. Oscanyan; Tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes.

São Paulo: Nova Alexandria, 2001. 70 p.

DANIEL, M. F. A fi losofi a e as crianças. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. 292 p.

HELM, J. H. e BENEKE, S. O poder dos projetos: novas estratégicas e soluções para a educação infantil. Tradução Vinícius Figueira -

Porto Alegre.

SILVEIRA, R. J. T. A fi losofi a vai a escola?: estudo do “Programa de filosofia para crianças” de Matthew Lipman. 2008.

ELIAS,G. G. P.Matthew Lipman e a fi losofi a para crianças. 2010.

CASTRO, E. A. e OLIVEIRA, P. R. Educando para o pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 127 p.

CUNHA, J. A. Filosofi a para crianças: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Editora Alínea,

, 276 p.

KOHAN, W. O. Lugares da Infância: fi losofi a. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 184 p.

CUNHA, J. A. Filosofi a na educação infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. 128 p.

EVANGELISTA, F. e GOMES, P. T. Educação para o pensar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003. 211 p.

Veröffentlicht

2021-07-20

Zitationsvorschlag

SILVA SOUZA, T. . O ensino de filosofia para crianças: : uma nova perspectiva a partir de Matthew Lipman. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 13, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6357. Acesso em: 24 nov. 2024.