O ensino de filosofia para crianças:
uma nova perspectiva a partir de Matthew Lipman
Schlagworte:
filosofia, pensar, educação, infânciaAbstract
Este artigo busca uma refl exão sistematizada da proposta existente no programa de fi losofi a para Crianças de Matthew Lipman e da formação educacional dos infantes desde os primeiros anos escolares, os conceitos de educação e o de pensar que se entrecruzam ao analisarmos uma proposta cuja fi nalidade é iniciar as crianças na Filosofia. Sendo a filosofia uma área do conhecimento essencial para a formação do pensamento refl exivo, e considerando a importância de pensar melhor, realizamos uma leitura da Filosofi a subjacente nos pressupostos deste pensador. Lipman lançou a ideia de que as crianças podem e merecem ter acesso à Filosofi a e, na tentativa de provar suas convicções, o autor desenvolveu uma metodologia e um currículo
específi co, assim como materiais didáticos acessíveis à faixa etária dos alunos, na intenção de que sua ideia fosse uma realidade.
Downloads
Literaturhinweise
LIPMAN, M. A fi losofi a na sala de aula. Ann Margaret Sharp, Frederick S. Oscanyan; Tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes.
São Paulo: Nova Alexandria, 2001. 70 p.
DANIEL, M. F. A fi losofi a e as crianças. São Paulo: Nova Alexandria, 2000. 292 p.
HELM, J. H. e BENEKE, S. O poder dos projetos: novas estratégicas e soluções para a educação infantil. Tradução Vinícius Figueira -
Porto Alegre.
SILVEIRA, R. J. T. A fi losofi a vai a escola?: estudo do “Programa de filosofia para crianças” de Matthew Lipman. 2008.
ELIAS,G. G. P.Matthew Lipman e a fi losofi a para crianças. 2010.
CASTRO, E. A. e OLIVEIRA, P. R. Educando para o pensar. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. 127 p.
CUNHA, J. A. Filosofi a para crianças: orientação pedagógica para educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Editora Alínea,
, 276 p.
KOHAN, W. O. Lugares da Infância: fi losofi a. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. 184 p.
CUNHA, J. A. Filosofi a na educação infantil: fundamentos, métodos e propostas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2005. 128 p.
EVANGELISTA, F. e GOMES, P. T. Educação para o pensar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003. 211 p.