O RETORNO DA RELIGIÃO NA PÓS-MODERNIDADE SOB A PERSPECTIVA DO PENSIERO DEBOLE DE GIANNI VATTIMO
Schlagworte:
Pós-modernidade, religião, cristianismo, secularização, niilismoAbstract
Com este artigo pretendemos expor sinteticamente os argumentos sobre o fenômeno do retorno da religião na pós-modernidade a partir da tese do pensamento fraco (pensiero debole) de Gianni Vattimo. Para este autor, a perspectiva do retorno está mesmo na essência da própria religião e o cristianismo reencontrado na pós-modernidade estabelece particular correspondência com o niilismo e a secularização. O fim da modernidade e a perda dos fundamentos últimos e grandes relatos permite que o pensamento volte se pôr a questão do ser e da religião.
Downloads
Literaturhinweise
DERRIDA, Jacques; VATTIMO, Gianni. A religião: o seminário de Capri. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira, Roberta Barni, Cláudia Cavalcanti e Tadeu Mazzola Verza, São Paulo: Estação liberdade, 2000.
LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Trad. Ricardo Corrêa Barbosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio a uma Filosofia do futuro. Trad. Paulo César de Souza, 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003. PECORARO, Rossano. Niilismo e (pós)modernidade: introdução ao “pensamento fraco” de Gianni Vattimo. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2005.
RORTY, Richard; VATTIMO, Gianni; ZABALA, Santiago (org.). O futuro da religião: solidariedade, caridade e ironia. Trad. Eliana Aguiar e Paulo Ghiraldelli, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.
SALES, Omar Lucas Perrout Fortes de. A teologia trinitária da revelação na história proposta por Bruno Forte: perspectivas do diálogo com o niilismo contemporâneo de Gianni Vattimo. 2012. 192 f. Tese (Doutorado em Teologia). Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE, Belo Horizonte.
SPONVILLE, André-Comte. O Ser-Tempo: algumas reflexões sobre o tempo da consciência. [1999]. Trad. Eduardo Brandão, São Paulo: Martins Fontes, 2000. VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente Trad. Carlos Aboim de Brito, Lisboa: Edições 70, 1991.
______. Acreditar em acreditar. Trad. Elsa Castro Neves, Lisboa: Relógio D´água, 1998.
______. Depois da cristandade: por um cristianismo não-religioso. Trad. Cynthia Marques, Rio de Janeiro: Record, 2004.
______. Ecce Comu: Cómo se llega a ser lo que se era. Trad. esp. Rosa Rius gattel; Carmen Castells Auleda, Barcelona: Paidós, 2009.
______.; ZABALA, Santiago (comp.). Nihilismo y emancipación: Ética, política, derecho. Trad. Esp. Carmen Revilla, Barcelona: Paidós, 2004.
______. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Trad. Eduardo Brandão, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
______. O que está vivo e o que está morto no pensamento fraco. In.: PECORARO, Rossano (ORG.). Filosofia contemporânea: niilismo, politica, estética. São Paulo: Loyola, 2008.
______. Para além da interpretação: o significado da hermenêutica para a filosofia. Trad. Raquel Paiva, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.