Revolução no pensamento filosófico brasileiro que silencia sobre os Povos Originários.

Autor/innen

  • João José do Nascimento Souza SeeducRJ
  • Rogério LUis Rocha Seixas

Schlagworte:

PALAVRA-CHAVE: libertação; decolonialidade; revolução; ética;

Abstract

Este trabalho se propõe a abordar a descolonização e a crítica ao Eurocentrismo, sob uma perspectiva Filosófica a respeito das   implicações jurídicas e pedagógicas na Educação Básica a partir da lei 11.645, de 10/mar/2008, a qual determina que os conteúdos programáticos englobem aspectos como a “luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil”. Pensar como desobediência epistemológica (MIGNOLO), então, a luta de afrodescendentes e indígenas com única pela libertação do eurocentrismo, única em seu apelo ético e educativo das relações étnicorraciais no Brasil, país marcado pela discriminação e racismo. Optamos aqui por tratar das lutas dos Povos Originários que têm sido deixadas à margem da Filosofia, como se a luta pudesse ser reservada apenas ao campo da Antropologia, no seu aspecto “cultural”. Entendemos que, assim, começa a crítica ao eurocentrismo na matriz do pensamento.

PALAVRA-CHAVE: libertação; decolonialidade; revolução; ética;

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Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2023-12-18

Zitationsvorschlag

DO NASCIMENTO SOUZA, J. J.; ROCHA SEIXAS, R. L. Revolução no pensamento filosófico brasileiro que silencia sobre os Povos Originários. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 109–119, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11885. Acesso em: 4 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Raça e Gênero