Educação e emancipação em Kant

Autores

  • Reinaldo da Silva Souza

Palavras-chave:

Educação, emancipação, formação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo abordar as concepções de educação e emancipação em Immanuel Kant. Nossa tarefa é sustentar a ideia de educação e emancipação a luz do pensamento do filósofo Immanuel Kant. Nesse sentido, se faz necessário definir esses dois termos para uma compreensão mais salutar de ambos os conceitos. Contudo, fundamentaremos no texto do autor: Resposta à pergunta: O que é esclarecimento? (Aufklãrung)2 e a obra intitulada Sobre a pedagogia. Vale lembrar que o autor traz uma discussão sobre a importância da educação como formação, instrução. Assim, a educação passa a ter um telos que aponta para a ideia emancipação, termo esse que na perspectiva do filósofo alemão se concretiza na insurgência da liberdade e do direito, isto é, o esclarecimento, que pode ser legitimado pela educação e instrução do ser humano e assim, romper com limites da submissão e servidão humana, nesse sentido, emancipação trata-se de uma independência racional que é não somente oriunda da escola enquanto instituição que gera independência racional e crítica , mas, do próprio indivíduo que faz uso da sua racionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. O processo da educação. In: Filosofando: Introdução à filosofia: São Paulo: Moderna,1996.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário básico de Filosofia. Rio de. Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

KANT. Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa. Edições 70, 2007.

KANT, I . Introdução a metafisica dos costumes. In: Fundamentação da metafísica dos costumes. Petrópolis, Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 2013

KANT, I. Resposta à Pergunta: Que é esclarecimento (Aufklärung)? In: Kant, I.

Textos seletos. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

KANT, I. Sobre a pedagogia. Rio de Janeiro. Edições 70, 2019

Downloads

Publicado

2022-09-02

Como Citar

SOUZA, R. da S. . Educação e emancipação em Kant. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 94–104, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/8583. Acesso em: 24 abr. 2024.