A crítica nietzscheana a moral cristã

Autores

  • Amanda Sobrinho

Palavras-chave:

Nietzsche. Moral. Transvaloração.

Resumo

Em Genealogia da Moral (2017), Nietzsche elabora uma das críticas mais radicais à moral cristã, e aponta a necessidade de uma radical transvaloração de todos os valores. A pertinência de suas críticas e a força persuasiva de seus argumentos o tornam uma das opções teóricas consistentes disponíveis sobre este assunto, pois qualquer tentativa de esboçar uma compreensão sobre a situação em que se encontra a moralidade atual, em algum momento, terá que levar em consideração não apenas o diagnóstico nietzschiano sobre a condição moral que predomina desde a modernidade, mas a saída por ele apontada. Neste trabalho, focaremos nos elementos conceituais que compõem a crítica nietzschiana à moralidade cristã, tal como descrita em Genealogia da Moral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FINK, Eugen. A filosofia de Nietzsche. Lisboa: Editorial Presença, 1983.

GIACOIA JR. Oswaldo. Nietzsche: filósofo da cultura. In.: Um passado revisitado: 80 anos do curso de filosofia da PUC-SP. São Paulo: EDUC, 1992, p. 93-104.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.

_________, Scarlett. A morte de Deus e a transvaloração de todos os valores: HYPNOL ANO 4/ NO 5.2° SEM. 1999· São Paulo.

_________, Scarlett. Nietzsche: a transvaloração dos valores. São Paulo: Moderna, 1993.

NIETZSCHE, F. W. Além do bem e o mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

_____________. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

______________. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

______________. A vontade de poder. Tradução original do alemão e notas Marcos Sinésio Pereira Fernandes, Francisco José Dias de Moraes; apresentação Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

______________. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução: Mário da Silva. 17ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

PASCHOAL, A. E. Nietzsche e a Auto-Superação da Moral. Ijuí: Ed. Unijuí, 2009.

SCHMIDT, Rudiger. Assim Falava Zaratustra: Uma chave de leitura/ Rudiger Schmidt, Cord Spreckelse; Tradução: Diego Kosbiau Trevisan. – Petrópolis, Rj: Vozes, 2017. – (Coleção Chaves de Leitura).

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

SOBRINHO, A. . A crítica nietzscheana a moral cristã . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/7677. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos