Nelson Rodrigues assiste terra em transe:

Uma análise do silêncio do povo à luz de duas éticas-estéticas contrastantes

Autores

  • Rafael Britto Universidade Estadual do Ceará
  • Vicente Brazil

Palavras-chave:

Estética, Ética, Silêncio., Memórias, Síntese disjuntiva

Resumo

Partimos da premissa de que a tentativa de equacionar a tensa e múltipla relação de sentido estabelecida por Nelson Rodrigues ao deparar-se com a peça cinematográfica de Glauber Rocha, passa a produzir resultados interpretativos-conceituais mais enriquecedores a partir do momento em que a encaramos sob a perspectiva do conceito de síntese disjuntiva. Iniciamos com um cotejamento analítico-descritivo das posturas ético-estéticas dos dois autores referentes ao tema do silêncio do povo, que possibilita vislumbrar o verdadeiro acontecimento deste encontro. Um modelo de estudo comparativo é delineado se valendo do conceito de obra aberta, com o intuito de avançar uma leitura na qual as incompatibilidades e distâncias não sejam vistas de forma provisória e não-essencial. Argumentamos, a partir de Deleuze, que a tradição literária-filosófica, formada na lógica aristotélico-kantiana e regulada pelo princípio da não contradição, ou informada por uma ânsia de produzir sínteses, subaproveita o encontro de Nelson Rodrigues com Glauber Rocha. Concluímos defendendo que o que liga os dois artistas seria o reconhecimento de suas diferenças irreconciliáveis, aliado à intuição de Nelson Rodrigues de que os efeitos da obra não dependeriam de sua aproximação com as concepções do cineasta baiano. As unicidades do criador e espectador não são assim diluídas, mas antes potencializadas no reconhecimento de que esta disjunção é fundante de um encontro que precede as individualidades e ultrapassa as sínteses comparativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Britto, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Avaliação Educacional pela Universidade Federal do Ceará (2018) com tese intitulada "Ameaça do estereótipo e Teoria das Molduras Relacionais: a influência de fatores situacionais no desempenho cognitivo de universitários cotistas" Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2011) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003). Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2008). Tem experiência docente nas áreas de Psicologia, Filosofia e Educação, com ênfase na interface desta áreas com seus fundamentos epistemológicos e sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: pragmatismo, epistemologia, behaviorismo, estereótipos, identidade e psicologia social experimental

Referências

BUENO, Rodrigo Poreli Moura. Narrar e reinventar a história por meio das imagens: Glauber Rocha e o seu discurso fílmico dos anos de 1960. ANTITESE, v. 7, n. 14, p. 492-515, jul. - dez. 2014.

CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

CUNHA, Euclides da. Os sertões. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva; Ed. da USP, 1974.

DELEUZE, Gilles; DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DELEUZE, Gilles., & GUATARRI, Felix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo, SP: 34, 2010.

ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1993.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

GALVÃO, Walnice Nogueira et al. Cadernos de literatura brasileira: Euclides da Cunha. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

MALAFAIA, Wolney Vianna. Imagens do Brasil: o Cinema Novo e as metamorfoses da identidade nacional. Tese (doutorado) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. 316 f, 2012.

REZENDE, Sidney. Ideário de Glauber Rocha. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1986.

ROCHA, G. Cartas ao mundo / Glauber Rocha. [Org. Ivana Bentes.] São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

RODRIGUES, Nelson. A menina sem estrela: memórias. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

RODRIGUES, Nelson; CASTRO, Ruy (sel.) O óbvio ululante: primeiras confissões: crônicas. São Paulo: Companhia das Letras, 1993a.

RODRIGUES, Nelson; CASTRO, Ruy (sel.) A cabra vadia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. São Paulo, SP: Martins, 2007.

SANTOS, Ricardo Ventura. A obra de Euclides da Cunha e os debates sobre mestiçagem no Brasil no início do século xx: Os sertões e a medicina- antropologia do Museu Nacional. Hist. cienc. saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 5, supl. p. 237-253, jul. 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010459701998000400013&lng=pt&nrm=iso>. acesso em 14 set. 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59701998000400013.

ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Gilles Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

BRITTO, R. .; BRAZIL, V. Nelson Rodrigues assiste terra em transe:: Uma análise do silêncio do povo à luz de duas éticas-estéticas contrastantes. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/7134. Acesso em: 23 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos