A Docência universitária sob a ótica do pensamento complexo

Desafios de uma formação em desconstrução

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Complexo. Docência universitária. Formação integral.

Resumo

Pautado em uma abordagem qualitativa, o presente ensaio é um estudo bibliográfico com base na filosofia de Edgar Morin em diálogo com estudos sobre a docência universitária. Pensar a formação humana em suas diferentes esferas a partir de uma estratégia de pensamento que não seja redutora nem totalizante, mas reflexiva, a qual se opõe à racionalidade técnica, é um desafio posto no campo da Educação que nos faz repensar tanto os nossos pressupostos epistemológicos, como os nossos propósitos formativos. Buscar um novo modelo de ser humano, além das ambições mercadológicas, são objetivos traçados pelo presente estudo. Assim, um novo modelo de docência universitária que conceba um profissional integral, com consciência de suas atitudes e sua condição humana no mundo, são atributos a serem discutidos e elencados para se desconstruir velhos paradigmas formativos e desenhar possíveis caminhos dentro das universidades para uma docência inovadora.

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Biografia do Autor

Antônio Eustáquio de Oliveira Fam, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM).

Natália Maria Pereira Caixeta, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestranda em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM).

Thiago Henrique Barnabé Corrêa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágio pós-doutoral em andamento junto à Universidade de Sorocaba (PPGE/Uniso). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (PPGE/UFTM). Pesquisador do Grupo 'Formação de professores, cultura digital e aprendizagem' - cadastrado no CNPq -, e coordenador da Red Internacional Académica Verano TIC, no Brasil.

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Publicado

2022-04-29

Como Citar

FAM, A. E. de O. .; CAIXETA, N. M. P.; CORRÊA, T. H. B. A Docência universitária sob a ótica do pensamento complexo: Desafios de uma formação em desconstrução. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 144–163, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6879. Acesso em: 16 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos