A abrangência do lógos entre Aristóteles e Gadamer

Autores

  • Robert Brenner Barreto da Silva

Palavras-chave:

Aristóteles, Gadamer, Linguagem, Reviravolta Linguística

Resumo

Na obra intitulada "Verdade e Método II" de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) é possível encontrar uma seção dedicada à relação entre o homem e a linguagem. Ela tem como ponto de partida a formulação aristotélica do homem como um animal de lógos. Esse vocábulo grego é reconhecidamente rico de sentido, motivo pelo qual se converte ora em razão, pensamento, estudo, discurso, palavra e linguagem. É na última acepção que Gadamer foca sua construção, haja vista o homem ser mais especificamente caracterizado por Aristóteles como “lógon ântropos zóon”. Em que sentido a empresa do hermeneuta, no que diz respeito à interpretação do lógos como linguagem, diferencia-se daquela de Aristóteles?  Esse trabalho tem por objetivo avaliar essa suposta distinção a partir da ideia de que haveria uma mudança de concepção da linguagem em termos de nível de abrangência. Na esteira dessa análise específica, avalio de que maneira a compreensão da linguagem de Gadamer o situa em relação à Reviravolta Linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARISTÓTELES. Da Interpretação. Edição Bilíngue. Tradução José Veríssimo Teixeira. São Paulo: Editora Unesp, 2013.

ARISTÓTELES. Política. Edição Bilíngue. Tradução de António Amaral e Carlos Gomes. Lisboa: Vega Editora, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II: complementos e índice. Tradução de Ênio Giachini. Petrópolis: Vozes, 2002.

GOBRY, Ivan. Vocabulário Grego da Filosofia. Tradução Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

NEAL, Aubrey. How skeptics do ethics: a brief history of the late modern linguistic turn. Calgary: University of Calgary Press, 2007.

OLIVEIRA, Manfredo. Reviravolta Linguístico-Pragmática na Filosofia Contemporânea. São Paulo: Loyola, 2015.

VIERA, Celso. Razão, alma e sensação na antropologia de Heráclito. 2010. 203 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

BARRETO DA SILVA, R. B. . A abrangência do lógos entre Aristóteles e Gadamer. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6656. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos