A música e a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos para a formação ética nos diálogos a República e as Leis

Autores

  • Handerson Reinaldo Araújo

Palavras-chave:

Platão, Educação, Ética, A República, As Leis

Resumo

Este artigo, de caráter hermenêutico e bibliográfico, tem como objetivo analisar a música, a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos de formação ética na filosofia platônica. O problema que pretendemos responder pode ser indicado nos termos seguintes: como é possível educar para a virtude por meio da música, da ginástica, do vinho e da embriaguez? Na primeira seção, examinaremos em que momento a música e a ginástica aparecem no diálogo A República e sua relação com a educação. Na segunda seção, investigaremos o momento em que o vinho e a embriaguez se tornam o centro das discussões entre o Ateniense, Clínias e Megilo no diálogo As Leis, enfatizando-se de que modo o vinho e a embriaguez exercem as suas funções como parte essencial da educação do cidadão na polis e, consequentemente, a sua importância como instrumento de formação ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOOM, Allan. The Republic of Plato. Translated with notes and na interpretive essay. 2ª ed. New York: Basic Books, 1968.

CASERTANO, Giovanni. Uma introdução à República de Platão. 1ª ed. Paulus editora. – São Paulo, 2014.

CORNFORD, Francis Macdonald. The Republic of Plato. Oxford at the clarendon press, 1941.

CROMBIE, I. M. Análisis de las doctrinas de Platón: El hombre e la sociedad. Versión española de Ana Torán y Julio César Armero. Alianza editorial, 1979.

FEITOSA, Zoraida Maria Lopes. A questão da unidade e do ensino das virtudes em Platão. Tese de doutorado em Filosofia. – Universidade de São Paulo, 2006, 170f.

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Parreira. – São Paulo: Martins Fontes, 1995.

PLATÃO. A República: ou sobre a justiça, gênero político. Tradução de Carlos Alberto Nunes. – 3ª ed. Belém: EDUFPA, 2000.

PLATÃO. Leis e Epínomis. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1980.

PLATON. Oeuvres complètes. La République. Traduction nouvelle avec introduction et notes par Robert Baccou. Paris, Librairie Garnier Freres, 1966.

PLATO. The Laws. Translated with an Introduction and Notes by Trevor J. Saunders. Published by the Penguin Group, London, 1970.

REEVE, C.D.C. Philosopher-Kings: the argument of Plato´s Republic. Princeton University Press, cl988.

SOUSA, José Renato Araújo. A prova do vinho: embriaguez, educação e prazer nas Leis de Platão. In: Cadernos de Atas da ANPOF, nº 01, 2001.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Como Citar

ARAÚJO, H. R. . A música e a ginástica, o vinho e a embriaguez como instrumentos para a formação ética nos diálogos a República e as Leis. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 14, n. 25, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6637. Acesso em: 19 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos