CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A EUDAIMONÍA E AS EXCELÊNCIAS NA ÉTICA A NICÔMACO
Palavras-chave:
Arete, eudaimonía, éthos, phrónesis, sophíaResumo
Numa apresentação das excelências e da eudaimonía tentamos estabelecer a base de alguns problemas que nos leve a iniciar uma discussão sobre a ética aristotélica e assim compreender a relação entre as excelências e como elas se relacionam para o fim da eudaimonía na ethica nicomachea. O intuito deste artigo é de iniciar uma pesquisa sobre a ethica nicomachea e com isso avançar na compreensão da argumentação aristotélica sobre a eudaimonía realizada nos livros I e X da sua ética. Neste livro
o objetivo de Aristóteles é determinar em que consiste a eudaimonía e como é possível realizá-la. A eudaimonía é caracterizada como um bem final que é auto-suficiente e perfeito. Ela consiste no exercício de uma atividade própria da alma conforme a sua excelência e se há mais de uma conforme a mais perfeita e completa entre elas. Com essas definições, Aristóteles leva a discussão sobre a eudaimonía para a compreensão do que é esta atividade própria e, sendo ela conforme a excelência, a necessidade
também de compreendermos as excelências.
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Referências
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