A importância da educação escolar em Florestan Fernandes:

desafios e perspectivas da democratização

Autores

  • MARIA ALVES DE ALMEIDA
  • MAIA LUCIOLA ANDRADE

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, Educação, Democratização

Resumo

Este artigo tem como objetivo desvelar o percurso histórico da educação brasileira, analisar a efetivação do direito à educação, compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. E destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes. Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo por balizadores Candido (2001), Saviani (1996), Ianni (2004). Além de leis, artigos científicos e revistas. Percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como exemplo impulsionador às lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Joselene Simone Maia. Florestan Fernandes: práxis e educação transformadora.

BELLO, José Luiz de Paiva. Educação no Brasil: a História das rupturas. Pedagogia em Foco, Rio de Janeiro, 2001. Disponível

em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb14.htm>. Acesso em: 02/05/12.

BRASIL. Constituição, 1988.

________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

COUTO, A. C. Nunes; SANTOS, I. R. Souza. Por que vamos ensinar Música na escola? Refl exões sobre conceitos, funções e valores da

Educação Musical Escolar. In: Revista Opus, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 110-125, jun. 2009. Disponível em: http://www.anppom.com.br.

Acesso em: 29/10/11.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34°ed. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9. ed. São Paulo : Cortez, 1992. 175 p.

IANNI, Octavio (org). Florestan Fernandes: sociologia critica e militante. São Paulo: Expressão popular, 2004.

RAMOS, Jeannette F. P. Projeto educativo e político-pedagógico da escola de ensino Médio: tradições e contradições na gestão e na

formação para o trabalho. 2009. 245 f. Tese (Doutorado em educação brasileira) – UFC, Fortaleza, 2009.

SAVIANI, Dermeval. Florestan Fernandes e a Educação. Estudos Avançados. V.10. Nº 26. São Paulo-Jan./Apr. 1996.

SOUZA, Antonio Candido de Mello. Florestan Fernandes. 1ª ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2001

Downloads

Publicado

2021-07-22

Como Citar

ALVES DE ALMEIDA, M. .; ANDRADE, M. L. . A importância da educação escolar em Florestan Fernandes:: desafios e perspectivas da democratização. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 7, n. 11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6419. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos