A filosofia no ensino médio:

da especificidade conceitual a proposta de uma “oficina de conceitos”

Autores

  • JEAN MICHEL DE LIMA SILVA

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino, Especificidade, Conceito, Oficina de Conceitos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a especifi cidade do ensino de Filosofi a, como também, sua elaboração posterior na forma de uma “oficina de conceitos”. Para tanto, utilizaremos a obra: A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade de autoria do professor Dr. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. Neste trabalho procuraremos problematizar, primeiramente, a compreensão da especifi cidade do ensino de Filosofi a como pura criticidade, transversalidade ou formação plena para o exercício da cidadania. Posteriormente, abordaremos ainda a dicotomia entre aprender Filosofia e filosofar. E por fim, analisaremos as etapas de uma aula de Filosofi a compreendida como “oficina de conceitos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Djair Lázaro de. Educação Moral e Cívica na ditadura militar: um estudo de manuais didáticos. 2009. 182 f. Dissertação

(Mestrado) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2009.

ALVES, Dalton José. A Filosofi a no Ensino Médio: ambigüidades e contradições na LDB. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

p.

BRASIL, Ministério da Educação. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília:

Ministério da Educação, 2006. 133 p.

CORNELLI, G.. A lição dos clássicos: algumas anotações sobre a história da filosofia na sala de aula. In: Gabriele Cornelli; Silvio

Gallo; Márcio Danelon. (Org.). Ensino de fi losofi a: teoria e prática. Ijuí: Editora Unijuí, 2004, v., p. 183-201.

FÁVERO, Altair Alberto et al. O ensino da fi losofi a no Brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p.

-284, set./dez. 2004. Disponível em < http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 15 de maio de 2013 > .

GALLO, S.. A fi losofi a e seu ensino: conceito e transversalidade. In: R. J. Trentin Silveira; Roberto Goto. (Org.). Filosofi a no Ensino

Médio - temas, problemas e propostas. 1ed. São Paulo: Loyola, 2007, v. 1, p. 15-36.

______. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. In: Gabriele Cornelli; Marcelo Carvalho; Márcio Danelon. (Org.). Coleção

Explorando o Ensino - Vol. 14: Filosofia. 1ed. Brasília: Ministério da Educação, 2010, v. 14, p. 159-170.

RODRIGO, L. M.. Aprender filosofia ou aprender a filosofar: a propósito da tese Kantiana. In: Gallo, Silvio: Danelon, Márcio;

Cornelli, Gabrielle. (Org.). Ensino de Filosofi a: teoria e prática. Ijuí: Ed. UNIJUI, 2004, v., p. 91-99.

______. Filosofi a em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

RODRIGUES, Daniel Santini. A fi losofi a no currículo do ensino médio: aspectos discursivos nos documentos ofi ciais. 2012. 118 f.

Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Itatiba, 2012.

SCHULZ, Almiro. Dilemas do profi ssional de fi losofi a do ensino médio – um difícil alinhamento. REP - Revista Espaço Pedagógico, Passo

Fundo, v. 18, n. 1, p. 124-135, jan./jun. 2011. Disponível em: www.upf.br/ser/index.php/rep/article /download/2070/1297. Acesso em: 28

de maio de 2013.

SILVEIRA, R. J. T. (Org.); Goto, R. A. (Org.). A fi losofi a e seu ensino: Caminhos e sentidos. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2009. v. 1. 108p.

______. Dossiê Ensino de Filosofi a e Cidadania. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 1 (61), p. 15-30, jan./abr. 2010.

Downloads

Publicado

2021-07-21

Como Citar

DE LIMA SILVA, J. M. . A filosofia no ensino médio: : da especificidade conceitual a proposta de uma “oficina de conceitos”. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6406. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos