LUDWIG FEUERBACH E A CRÍTICA À IDEIA DE DEUS, BASEADA NA RELAÇÃO HOMEM / NATUREZA
Palavras-chave:
Deus, Religião, Homem, NaturezaResumo
O presente trabalho tem por objetivo propor uma breve análise acerca da crítica às religiões monoteístas e da existência do Deus cristão por Ludwig Feuerbach. A crítica do filósofo alemão se funda em uma análise sobre a relação entre a natureza e o homem, relação esta que se inicia como condição sine qua non para a existência humana, mas se transforma radicalmente com a transformação das religiões; o homem rejeita a natureza como ente supremo, sendo esta substituída por um ente supremo abstrato: Deus. Feuerbach apresenta o Deus das religiões deístas como sendo uma projeção humana. Com efeito, as diferenças entre os deuses são diferenças entre os homens, diferenças entre essência e existência. Assim nos apresenta Feuerbach a diferenças entre os homens e os deuses.
Downloads
Referências
CHAGAS, F. Eduardo; REDYSON, Deyve; PAULA, Márcio Gimenes de. (Organizadores.) / Homem e Natureza em Ludwig Feuerbach. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
ENGELS, Friedrich. Luiz Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã: ensaio de filosofia dialética. Versão e introdução de Hylario Corrêa. Curitiba: Ed. Guaíra, 1946 (Estante do Pensamento Social, 2).
FEUERBACH, Ludwig. Preleções sobre a essência da religião: Tradução e notas de José da silva Brandão. Campinas, SP: Papirus, 1989.
______. Princípios da filosofia do futuro e outros escritos. Tradução de Artur Mourão. Lisboa, Edições 70, 1988.
MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel, 1843; tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus ; [supervisão e notas Marcelo Backes]. - [2.ed revista]. - São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, Karl Heinrich (1818 – 1883) – Teses sobre Feuerbach (1845). Versão para eBook. Ed. Ridendat More 1999.
SOUZA, Draiton Gonzaga de. / O ateísmo antropológico de Ludwig Feuerbach. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994, 2° Ed.