O NASCIMENTO DA BIOPOLÍTICA
Palavras-chave:
Foucault, Biopolítica, Biopoder, ForçaResumo
Este artigo tem como objetivo tornar mais claro ao leitor que está se lançando na leitura de Foucault os conceitos de biopolítica-biopoder. Essa cartografia feita nesse texto deixa bem explícita essa noção Foucaultiana de poder e de força. Sob a luz de M. Foucault analisamos os mecanismos que regem a força política, a máquina estatal e com isso as forças que atravessam o sujeito.
Downloads
Referências
FOUCAULT, Michel. Resumos dos cursos do Collège de France. Andréia Daher. 1ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 81-97.
______. Estratégia, Poder-Saber. Vera Lucia Avellar Ribeiro. 2ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2006. p. 281-305.
______. Nascimento da Biopolítica. Eduardo Brandão. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. p. 4-31.
JUNIOR ,José de Souza. Resenhas[exertos]: Nascimento da Biopolítica (Michel Foucault). Disponível em<http://resenhasexcertos.blogspot.com/2009/09/nascimento-da-biopolitica-michel.html> acesso em: 31 de Maio 2012.
PELBART, Peter Pál. Vida Capital: ensaios de biopolítica. 1ª ed. São Paulo; Iluminuras; 2003. p. 55-67.
PONTIN, Fabrício; Biopolítica, eugenia e ética: Uma análise dos limites da intervenção genética em Jonas, Habermas, Foucault e Agambem. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado em Filosofia) ─ Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ─ PUC-RS, Porto Alegre, 2007.