O ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM:

UMA EVIDÊNCIA VÁLIDA PARA A EXISTÊNCIA DE DEUS?

Autores

  • José Adairtes Silva Lima
  • Edivaldo Simão de Freitas

Palavras-chave:

Kalam, Deus, Metafísica, Causalidade, Ciência

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as três premissas do argumento cosmológico Kalam no modo em que é atualmente defendido por filósofos contemporâneos. Para tal, o artigo será divido em três seções, cada seção terá uma abordagem detalhada de cada premissa do argumento. Na primeira seção, serão considerados argumentos contra e a favor do princípio de causalidade. Na segunda seção, serão considerados tanto argumentos filosóficos a favor de um passado finito do universo, como também argumentos científicos dentro da cosmologia contemporânea. Na última seção, depois de já analisadas as duas primeiras premissas, será feita uma análise em torno da conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEDRAN, M.L. A comparison between the Doppler and cosmological.American Association of Physics Teachers, Maryland. V. 70, n.4, P.406-408, abr 2002.

CRAIG, W. L. O argumento cosmológico kalam científico, , 2012. Disponível em: <https://pt.reasonablefaith.org/artigos/artigos-de-divulgacao/o-argumento-cosmologico-emkalam-em-cientifico/>. Acesso em 12 de julho de 2018. _______, O argumento cosmológico kalam. 2015. Disponível em. <https://pt.reasonablefaith.org/artigos/artigos-de-divulgacao/o-argumento-cosmologico-emkalam-em/ >. Acesso em 12 de julho de 2018.

_______, Apologética contemporânea: a veracidade da fé cristã. 2ed. São Paulo: Vida Nova, 2012.

_______.Cosmologia: uma religião para ateus? 2010. Disponível em: <https://pt.reasonablefaith.org/artigos/artigos-de-divulgacao/cosmologia-uma-religiaeo-para-ateus/>. Acesso em 12 de julho de 2018.

SINCLAIR, J. Current Cosmology and the Beginning of the Universe.2011. Disponível em: <https://www.reasonablefaith.org/writings/question-answer/current-osmology-and-the-beginning-of-the-universe/>. Acesso em 12 de julho de 2018.

SOARES, D.S.L. O universo estático de Einstein.Rev. Bras. Ensino Fís. vol.34 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2012.

_______,Cosmologia moderna: tateando no escuro. Disponível em: <http://lilith.fisica.ufmg.br/~dsoares/reino/cosmolg.htm>. Acesso em 12 de julho de 2018.

VILENKIN, A. Many worlds in one: The search for other universes. 1ed. Nova Iorque: Hill and Wang, 2006.176p.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

ADAIRTES SILVA LIMA, J. .; SIMÃO DE FREITAS, E. O ARGUMENTO COSMOLÓGICO KALAM: : UMA EVIDÊNCIA VÁLIDA PARA A EXISTÊNCIA DE DEUS?. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5825. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos