SOBRE O SER E SEUS MÚLTIPLOS SIGNIFICADOS NA METAFÍSICA DE ARISTÓTELES
Palavras-chave:
Aristóteles, Ser, Substância, Significados, CategoriasResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre o conceito de ser e seus múltiplos significados postulados por Aristóteles em sua Metafísica. Para tanto, iniciaremos nossa exposição demonstrando como o filósofo de Estagira supera eleatas e platônicos ao recusar uma interpretação unívoca e transcendente do ser, formulando um novo conceito de ser, que “se diz em muitos sentidos” (Metafísica, 1003b 5). O ser aristotélico é, em sua melhor expressão, cada uma das coisas que é, e cada uma das coisas que é, em seu sentido mais latente, equivale à substância (ousía), pela qual o sentido último do ser se revela. A substância surge, na metafísica aristotélica, como o princípio único através do qual os múltiplos significados do ser e as diferentes categorias adquirem unidade e se mantêm existindo, na medida em que todas as categorias e todos os sentidos de ser requerem uma referência à substância.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Categorias. Traduçäo, introduçäo e comentários de Ricardo Santos. Liboa: Porto editora, 1995.
______. Metafísica. Ensaio introdutório, texto grego com tradução e comentário de Giovanni Reale. Tradução de Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
OWENS, Joseph. The Doctrine of Being in the Aristotelian Metaphysics: A Study in the Greek Background of Mediaeval Thought. Toronto: Pontifical Institute of Mediaeval Studies, 1963.
REALE, Giovanni. História da filosofia grega e romana, vol. IV: Aristóteles. Tradução de Henrique Cláudio de Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
______. L'impossibilità di intendere univocamente l'Essere e la "Tavola" dei significati di esso secondo Aristotele. Rivista di Filosofia Neo-Scolastica, Milano, v. 56, n. 3/4, p.289-326, maggio/ago. 1964. Disponível em: <https://www.uniba.it/ricerca/dipartimenti/fless/personale/schede-docenti/dalessandro/materiali-didattici/aristotele-articolo.pdf/view>. Acesso em: 23 jul. 2018.