O HUMANISMO NO PENSAMENTO DE PICO DELLA MIRANDOLA

Autores

  • João Robson Cabral

Palavras-chave:

Pico, Homem, Dignidade, Filosofia

Resumo

O artigo visa celebrar a importante contribuição do pensamento de Pico della Mirandola (1463-1496), quanto à dignidade humana, a partir da obra: Discurso sobre a dignidade do homem. A filosofia de Pico se apresenta polifacetada devido a sua formação erudita a partir dos velhos manuscritos oriundos da filosofia árabe, egípcia e dos estudos da Cabala judaica, além da pesquisa filológica do grego e do hebraico. Sua obra é, na verdade, o resultado das 900 Conclusiones escritas com o fim de provar ao mundo que entre as ciências, a filosofia, a teologia e as religiões, não havia discrepância, um antagonismo, mas uma compatibilidade de ideias. Para isso, fizemos uma pesquisa conceitual, crítico-reflexiva a partir da obra supracitada, que servirá de base fundamental e estrutural ao desenvolvimento desse pensamento. Além disso, a passagem pelos comentadores da filosofia de Pico será levada em consideração a fim de respaldar o postulado do autor num diálogo com o mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfred Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Vizenzo Cocco. São Paulo: Abril cultural, 1979.

LACERDA, Bruno Amaro. A dignidade humana em Giovanni Pico dela Mirandola. Revista Legis Augusta. (revista jurídica), vol. 3, n. 1, p. 16-23, setembro de 2010.

M. V, Dougherty. Pico dela Mirandola: novos ensaios. São Paulo: Madras, 2011. SCHÖKEL, José Alonso. Bíblia do Peregrino. Tradução de Ivo Storniolo e José Bortolini. São Paulo: Paulus, 2002.

SIRGADO GANHO, Maria de Lurdes. PICO DELLA MIRANDOLA, Giovanni. Discurso sobre a dignidade do homem. Lisboa-Portugal: Edições 70, 2011. VALVERDE, Antônio José Romera. Aportes a Oratio de hominis dignitate de Pico della Mirandola. Rev. Filo., Aurora, Curitiba, vol. 21, n. 29 p. 457-480, jul./dez. 2009.

ZILLES, Urbano. Filosofia da religião. São Paulo: Paulus, 1991.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

ROBSON CABRAL, J. O HUMANISMO NO PENSAMENTO DE PICO DELLA MIRANDOLA . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5823. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos