BERGSON ENTRE A DIALÉTICA E A DIFERENÇA:

UM ESTUDO SOBRE O BERGSONISMO E ALGUNS DE SEUS DESDOBRAMENTOS NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Edvan Aragão Santos

Palavras-chave:

Bergson, Ontologia, Dialética, Diferença, Pós-estruturalismo

Resumo

Pretendemos neste artigo estabelecer um debate entre a dialética e a filosofia da diferença a partir de interpretações da obra de Bergson. Iremos nos pautar, sobretudo, nos trabalhos de Bento Prado Jr.: Presença e Campo Transcendental, tese original de 1965, mas só publicada em 1988, e de Gilles Deleuze: Bergsonismo de 1966, escritos que, a despeito das proximidades das datas de produção trilham caminhos distintos em suas interpretações da obra bergsoniana. Se de um lado Bento aproxima Bergson da dialética, desvelando uma negatividade no coração do método bergsoniano, Deleuze, por outro lado, interpreta em Bergson um aliado no antídoto para o hegelianismo e seu trabalho do negativo predominante até então na filosofia. Trata-se, grosso modo, na perspectiva da ontologia, de travar um debate entre duas compreensões acerca do movimento da realidade e seu processo, questões tão caras ao pensamento de Bergson. Ou seja, de um lado temos a influência de uma filosofia herdeira do hegelianismo, a dialética, fundada sobre o primado do negativo e da determinação, e de outro, a constituição da filosofia da diferença, da diferença em si mesma, contrária a uma filosofia da representação. Pretendemos, portanto, confrontar tais teses e aprofundar suas diferenças e aproximações, observando a importância do debate a partir do contexto da produção das obras de Bento e Deleuze, no qual havia uma tentativa de fugir às teorias críticas e ao negativo cujas demandas pedem novas abordagens que passam a prefigurar no pensamento do século XX, sobretudo na mudança de paradigma do chamado estruturalismo para o pós-estruturalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. trad. Nathanael C. Caixeiro, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1979.

______.Ensaio sobre os Dados Imediatos da Consciência. trad. João da Silva Gama, Lisboa: Edições 70, 1988.

______.Matéria e Memória: Ensaio sobre a relação do corpo com o espírito, trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______.O Pensamento e o Movente. trad. Bento Prado Neto, São Paulo: Martins Fontes, 2006.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo, trad. Luiz B. L. Orlandi, São Paulo: Editora 34, 2004. FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio, São Paulo: Edições Loyola, 2005.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Trad. Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento, São Paulo: Martins Fontes, 2002.

HARDT, Michael. Gilles Deleuze: Um aprendizado em Filosofia. trad. Sueli Cavendish, São Paulo, Editorado 34, 1996.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Ciência da Lógica: Excertos. trad, Marco Aurélio Werle, São Paulo: Barcarolla, 2011.

______________Fenomenologia do Espírito. trad. Paulo Meneses, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1988.

LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Bergson: Intuição e Discurso Filosófico. São Paulo: Loyola, 1994.

LÖWITH, Karl. De Hegel a Nietzsche: A ruptura revolucionária no pensamento do século XIX: Marx e Kierkegaard. Trad. de Flamarion Caldeira Ramos; Luiz Fernando Barrére Martin. São Paulo: UNESP, 2014.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PRADO JUNIOR, Bento. Presença e Campo Transcendental: Consciência e Negatividade na Filosofia de Bergson. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

ARAGÃO SANTOS, E. BERGSON ENTRE A DIALÉTICA E A DIFERENÇA: : UM ESTUDO SOBRE O BERGSONISMO E ALGUNS DE SEUS DESDOBRAMENTOS NA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 18, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5816. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos