A PERSONALIDADE WEILIANA RESSOA A SUBJETIVIDADE KIERKEGAARDIANA:

UMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO.

Autores

  • Antônio Juliano Ferreira Lopes

Palavras-chave:

Personalidade, Subjetividade, Existência

Resumo

Aproximar pensamentos de pensadores de contextos histórico-filosóficos tão distintos é sempre um desafio ímpar, ainda mais em se tratando de uma relação praticamente inexplorada, como entre Søren Kierkegaard (1813-1855) e Eric Weil (1904-1977), mas tal tentativa de aproximação conceitual é o nosso intento para esta breve pesquisa. Estamos particularmente interessados no conceito/ categoria weiliano de personalidade e em como Weil até certo ponto pode ter obtido influências das considerações de Kierkegaard acerca da concepção deste de subjetividade, que abrange por sua vez os conceitos de pensador existente, singularidade, e de Indivíduo. O conceito de personalidade é apresentado e descrito na Lógica da Filosofia (1950), obra na qual Eric Weil lista e descreve uma série de categorias lógico-filosóficas essenciais à compreensão do decurso da historia do pensamento humano, categorias essas imprescindíveis para o aprimoramento do pensamento filosófico como um todo. Seguindo um percurso composto por categorias irredutíveis umas às outras, é evidente o esforço de Weil de organizar, à sua maneira, um sistema um todo coerente e totalizante, embora sem as pretensões grandiloquentes e ontológicas da Ciência da Lógica de Hegel (1812-1816), a grande obra de referência para o seu gênero e que certamente inspirou a criação do sistema lógico de Eric.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CANIVEZ, Patrice. Éric Weil. Paris: Ellipses, 1998.

COSTESKI, Evanildo. Atitude, violência e estado mundial democrático: sobre a Filosofia de Eric Weil. Fortaleza: UFC, 2000.

KIERKEGAARD, S. A. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor / Søren Aabye kierkegaard; tradução de João Gama. Lisboa: Ed. 70, 2002.

KIERKEGAARD, S. A. Pós-escrito às migalhas filosóficas, vol. I / Søren Aabye kierkegaard; tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

KIERKEGAARD, S. A. Pós-escrito às migalhas filosóficas, vol. II / Søren Aabye kierkegaard; tradução de Álvaro Luiz Montenegro Valls e Marília Murta de Almeida. Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2016.

KIERKEGAARD, S. A. Temor e tremor / Søren Aabye kierkegaard; tradução, introdução e notas de Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009. KIRSCHER, Gilbert. Eric Weil ou la raison de la philosophie. Paris: Presses Universitaires du Septentrion, 1999.

PERINE, Marcelo. Eric Weil e a compreensão do nosso tempo: ética. Política e filosofia. São Paulo: Loyola, 2004.

WEIL, Eric. Filosofia política. São Paulo: Loyola, 1990.

WEIL, Eric. Lógica da Filosofia / Eric Weil; tradução de Lara Christina de Malimpensa. São Paulo: É Realizações, 2012.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

JULIANO FERREIRA LOPES, A. . A PERSONALIDADE WEILIANA RESSOA A SUBJETIVIDADE KIERKEGAARDIANA:: UMA TENTATIVA DE APROXIMAÇÃO. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 19, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5795. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos