ENSINO DE FILOSOFIA:

DA SUA CONFIGURAÇÃO A PROPOSTAS METODOLÓGICAS

Autores

  • Alex de Mesquita Marinho

Palavras-chave:

FILOSOFIA, ENSINO, METODOLOGIA

Resumo

O presente trabalho é uma abordagem crítico-reflexiva que visa incentivar e proporcionar suporte às discussões sobre temática do Ensino de Filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, discutir-se-ão problemáticas relacionadas às questões históricas acerca da prática pedagógica em filosofia no nível médio brasileiro; às diversas faces em que se apresenta o ensino de filosofia e suas consequências, bem como algumas propostas metodológicas para ensinar filosofia no Ensino Médio. Para tanto, buscou-se através de uma metodologia bibliográfica mostrar que as dificuldades desse processo de ensino foram geradas a partir de um percurso histórico conturbado dessa disciplina nos currículos educacionais e que há possibilidades de desenvolvimento de estratégias para um ensino de filosofia significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAS, S. Propostas de trabalho e ensino de Filosofia: especificidade das habilidades; eixos temático-históricos e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2012.

AROWDEL-ROHAUT, M. Exercícios filosóficos. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CAMPANER, S. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Saraiva, 2012.

CARVALHO, M.; CORNELLI, G. Filosofia e formação. Volume 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. O que é a filosofia? Disponível em:

file:///C:/Users/allex/Downloads/deleuze-gilles-guattari-fecc81lix-o-que-

ecc81-a-filosofia.pdf. Acesso em: 10 de Out. 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALLO, S.; KOHAN, W. O. (org). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes,2000.

GONTIJO, P.; VALADÃO, E. B. Ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal: história, prática e sentidos em construção. Campinas: Cedes, 2004.

LIMA, W. M. O ensino de filosofia no Ensino Médio: problematizando a cidadania e a formação docente. Maceió: Debates em Educação, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso: 10 de Out. 2017.

MOACI, A. C. O nó do Ensino Médio. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PERENCINI, T. B.; RODRIGUES, A. Uma problematização filosófica acerca do ensino de filosofia: da (de) formação universitária às práticas escolares no Ensino Médio. São Paulo: Trilhas Pedagógicas, 2014.

RODRIGO, M. L. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

RONDON, R. Entre o universalismo da tradição filosófica e a diversidade local nas escolas e seus sujeitos. In: CARVALHO, M.;

Downloads

Publicado

2021-07-03

Como Citar

DE MESQUITA MARINHO, A. ENSINO DE FILOSOFIA: : DA SUA CONFIGURAÇÃO A PROPOSTAS METODOLÓGICAS. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 22, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5725. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos