UM BREVE APONTAMENTO SOBRE RICHARD WAGNER ENQUANTO REPRESENTANTE DO ESPÍRITO CATIVO EM NIETZSCHE

Autores

  • Pamela Cristina de Gois

Palavras-chave:

Wagner, Nietzsche, Espírito livre, Cristianismo

Resumo

Ao pensar um projeto de renascimento do trágico para a Alemanha da sua época, o chamado jovem Nietzsche se encontra sob a influência da amizade com Richard Wagner e imagina que a ópera wagneriana seria capaz de unir o mito e a música, fazendo assim renascer a tragédia grega. Assim, o teatro de Bayreuth seria a efetivação máxima do renascimento do trágico entre os alemães. Por outro lado, em Humano demasiado humano, Wagner é colocado na contramão do espírito livre, o músico é trazido à baila, não mais como protagonista do renascimento da cultura trágica em solo alemão. Neste contexto o filósofo conclui que Wagner não poderia mais ser o porta voz do renascimento do trágico e o relaciona os espíritos cativos. Doravante, ele passa a figurar na obra do filósofo justamente o oposto do modo de vida grego, pois adere ao cristianismo e se utiliza da música como ferramenta para propagar a sensibilidade moral própria dessa religião.

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Referências

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Publicado

2021-06-27

Como Citar

DE GOIS, P. C. . UM BREVE APONTAMENTO SOBRE RICHARD WAGNER ENQUANTO REPRESENTANTE DO ESPÍRITO CATIVO EM NIETZSCHE. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5643. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos