Ensino de Filosofias Indígenas: contribuições para a implementação da Lei 11.645/08

Autores

  • Letícia da Silva Bello
  • Mariana de Oliveira Neves

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.16386

Palavras-chave:

Filosofia indígena, Filosofia brasileira, Educação, Lei 11.645, cânone filosófico

Resumo

Em 2008 foi aprovada a Lei 11.645, tornando obrigatório o ensino da cultura indígena
nas escolas de educação básica no Brasil. No entanto, pouco se alterou no cotidiano escolar.
Esse cenário reflete o epistemicídio em relação a saberes marginalizados, como os afrobrasileiros e indígenas, e inviabiliza o cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional por parte dos educadores. O presente artigo oferece uma breve apresentação com o
intuito de auxiliar a traçar caminhos para responder à urgente pergunta: como incluir a filosofia
indígena brasileira nos currículos de filosofia do ensino médio no Brasil?

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

BELLO, L. da S.; NEVES, M. de O. Ensino de Filosofias Indígenas: contribuições para a implementação da Lei 11.645/08. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e25035, 2025. DOI: 10.52521/poly.v18i3.16386. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/16386. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Dossiê Filosofia Latino-Americana