Interculturalidade e Ancestralidade na Educação: Convergências Epistemológicas para a Descolonização do Saber

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52521/poly.v18i3.15855

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os aportes da filosofia intercultural e da filosofia da ancestralidade no campo educacional, com foco na construção de práticas pedagógicas descolonizadoras. Em um contexto de pluralidade cultural e desigualdades históricas, investiga-se como o diálogo entre saberes e o reconhecimento das epistemologias afro-brasileiras podem promover uma educação ética, plural e comprometida com a justiça social. A partir de conceitos como entre-lugar cultural, ancestralidade, cosmovisões africanas e justiça cognitiva, o estudo aponta caminhos teórico-metodológicos que rompem com modelos eurocentrados e valorizam formas alternativas de conhecer, ensinar e conviver.

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Biografia do Autor

Francisco Henrique Oliveira Moura, Instituto Federal de educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Umirim

Servidor público na Prefeitura Municipal de São Luís do Curu, com dedicação integral à comunidade. Graduando em Letras Português-Inglês e suas Respectivas Literaturas no Instituto Federal do Ceará, Campus Umirim. Especialista em literatura brasileira pela Faculdade Única. Apaixonado por literatura, língua inglesa, artes, fonética e educação, busco constantemente aprimorar-me nessas áreas, contribuindo ativamente para o desenvolvimento cultural e educacional. Além disso, possuo formação em Gestão Hospitalar, o que amplia minha expertise para além das ciências humanas, abrindo portas para a aplicação de conhecimentos interdisciplinares. Esta formação acrescenta uma perspectiva única ao meu perfil, permitindo-me combinar habilidades artísticas e linguísticas com uma compreensão sólida dos desafios administrativos na área da saúde. Minha trajetória profissional reflete não apenas um comprometimento com o serviço público, mas também uma busca constante por diversificação de conhecimentos, tornando-me um profissional versátil e preparado para enfrentar os desafios contemporâneos nos setores cultural, educacional e de saúde

Karina Mandetta Medeiros, UERJ

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade de Formação de Professores da mesma instituição. Possui especialização em English Language e Business English pelo RENNERT BILINGUAL INSTITUTE (NOVA YORK, NY, EUA). Tem formação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estácio de Sá, e em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Atua como consultora linguística, revisora de texto, tradutora e professora há mais de vinte anos. Trabalhou como instrutora de língua portuguesa para estrangeiros e língua inglesa para brasileiros, em plataforma de perfuração e em navio de suporte às operações da PETROBRAS, através da WiseUp OffShore. É membra fundadora do Grupo de Estudos sobre literatura produzida por mulheres FILHAS DE AVALON. Possui cursos de extensão em diversas áreas de Linguagens, como Inglês com fins acadêmicos (UERJ), Português Instrumental (UFT) e Semiolinguística aplicada ao Ensino de Língua Materna (UFF).Possui interesses de pesquisa atualmente concentrados em Compreensão Leitora, Linguística e Ensino, Psicolinguística e Cognição e Literatura Brasileira.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

MOURA, F. H. O.; MEDEIROS, K. M. Interculturalidade e Ancestralidade na Educação: Convergências Epistemológicas para a Descolonização do Saber. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 3, p. e25030, 2025. DOI: 10.52521/poly.v18i3.15855. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/15855. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Dossiê Filosofia Latino-Americana