SAMBA, POLÍTICA E (RE)EXISTÊNCIA:

DOIS SAMBAS DE ENREDO COMO ESTUDO DE CASO DE UMA LITERATURA MENOR

Autores

  • Wesley de Jesus Barbosa UFF e UFES

Palavras-chave:

Samba, canto de trabalho, religiosidade afro-brasileira, (re)existência

Resumo

O presente artigo pretende articular o conceito de Literatura Menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari com a literatura de sambas de enredo do carnaval da cidade do Rio de Janeiro. Por seu conteúdo político, poético, transgressor, numa língua menor, fazendo-se falado numa língua maior, que o samba produz um tipo de literatura (re)existente. Ou seja, apesar dos processos de captura, vozes negras ecoam como resistência, projetando novas formas de existência. Para isso, o samba será entendido como multiplicidade, turbilhão de muitas coisas, conexões, agenciamentos. Tal noção, implicará a análise de dois carnavais da G.R.E.S. Unidos do Viradouro, são eles: o de 2020, Viradouro de Alma Lavada e o de 2023, Rosa Maria Egipcíaca. A interpretação destes carnavais passa pela leitura das obras inspiradoras do enredo, ou seja, a monumental tese de doutorado de Harue Tanaka Sorrentino, Articulações Pedagógicas no Coro das Ganhadeiras de Itapuã: um estudo de caso etnográfico e o livro do antropólogo Luiz Mott, Rosa Egipcíaca: Uma Santa Africana no Brasil. Além dos desfiles, propriamente ditos, e a poesia. Diante deste instrumental, muitos temas surgem, como a interdisciplinaridade, o machismo na música, a história de mulheres negras.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley de Jesus Barbosa, UFF e UFES

Licenciado em História e Bacharel em Psicologia pela UFES. Mestre em Filosofia (PPGFIL-UFES). Doutorando em Filosofia (PPGFIL-UFES) e doutorando em Psicologia (PPGP-UFF).

Referências

ALVES, Vânia de Fátima Noronha. Raízes – Resistência histórica. Roteiro, Joaçaba, v. 44, n. 2, p. 1-6, maio/ago. 2019.

ARAÚJO, Anderson Leon Almeida de; DUPRET, Leila. Entre Atabaques, Sambas e Orixás. Revista Brasileira de Estudos da Canção RBEC, n.5, jan-jun 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix.O Anti-édipo:Capitalismo e esquizofrenia. Editora 34: São Paulo, 2010.

DELEUZE, Gilles. Kafka: Por uma literatura menor. Imago: Rio de Janeiro, 1975.

FREIRE, Paulo. A Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GUATTARI , Felix. As Três Ecologias. Papirus: Campinas, 1990.

GUATTARI Felix; ROLNIK, Suely.Micropolítica: Cartografias do Desejo. Vozes: Petrópolis, 1996.

KAECKE, Janaína de Moraes. O Sujeito na Quebrada do Samba. Ponto Urbe, 13, 2013.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasielria, 2015.

LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo : Selo Negro, 2011.

MACÊDO, Cibele Mariano Vaz de; ANDRADE, Regina Gloria Nunes. Mangueira: a cultura comunitária e o Centro Cultural Cartola. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 10(2), São João del-Rei, julho/dezembro 2015.

MOURA, Roberto. TIA CIATA e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995.

NAPOLITANO, Marcos. História & música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

NIGRI, Bruno Silva; DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. O Samba no Contexto do Candomblé Festa, Mito e Sacralidade como Experiências de lazer. Licere, Belo Horizonte, v.18, n.3, set/2015, p. 279.

PARES, Luis Nicolau. A formação do Candomblé: história e ritual da nação jeje na Bahia. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

SILVA ,Samuel Cavalcante da. Modos de subjetivação e constituição do sujeito professor na literatura de autoajuda. Linguagem – Estudos e Pesquisas, Catalão, vol. 14, n. 2 – 2010.

SILVA, Alice Maia Casimiro da; SILVA Gabriele Gonçalves da; NASCIMENTO, João Paulo da Silva. Por uma leitura literária de experiências estéticas e recepções culturais do samba no rio de janeiro: história, concepções e crítica. Revista Philologus, Ano 25, N° 74. Rio de Janeiro: CiFEFiL, maio/ago.2019.

SILVA, Mozart Linhares da; ROSA, Camila Francisca da. Sujeitos e culturas governadas: o negro e o carnaval em Santa Cruz do Sul. XIII Encontro Estadual de História da ANPUH, UNISC: Santa Cruz do Sul, 2016.

Downloads

Publicado

2024-07-14

Como Citar

BARBOSA, W. de J. SAMBA, POLÍTICA E (RE)EXISTÊNCIA: : DOIS SAMBAS DE ENREDO COMO ESTUDO DE CASO DE UMA LITERATURA MENOR . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 420–444, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/12632. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos