Além do estado nacional: a reformulação habermasiana dos pressupostos para a paz na obra a Paz Perpétua de Kant

Autores

  • Everson Deon Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Federação de Estados, Paz, Guerra, Cosmopolitismo, ONU

Resumo

Este artigo explora a análise habermasiana dos pressupostos para a paz na obra A Paz Perpétua de Kant. Habermas parte da ideia kantiana sobre a federação dos povos e o direito cosmopolita para discutir os fundamentos teóricos e jurídicos das organizações supranacionais que possam garantir a paz global na atualidade. Para Habermas, os Estados nacionais encontram-se diante de problemas que transcendem os limites territoriais, unindo a humanidade, paradoxalmente, numa comunidade involuntária de risco. Diante desse cenário, a atual estrutura tradicional de poder estatal interno tem-se demonstrado incapaz de apresentar soluções satisfatórias, bem como os atuais organismos supranacionais, que necessitam ser reformulados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HABERMAS, Jurgen. A constelação pós-nacional: ensaios políticos. São Paulo: Littera Mundi, 2001

______ A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo, Edições Loyola: 2002.

________. Facticidade e validade: para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad. Rúrion Melo, Felipe Gonçalves Silva. 2 ed. São Paulo: Editora Unifesp, 2021.

________. Era das transições. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

________. O ocidente dividido. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006.

________. Sobre a constituição da Europa. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

________. Guerra, choque e indignação. O dilema da linha vermelha. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/618416-guerra-choque-e-indignacao-o-dilema%20-da-linha-vermelha-artigo-de-juergen-habermas Acesso 02/111/2023

KANT, Immanuel. Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita.. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.

_______. A Paz Perpétua. Lisboa: Edições 70, 1988.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

DEON, E. Além do estado nacional: a reformulação habermasiana dos pressupostos para a paz na obra a Paz Perpétua de Kant. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 328–358, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11946. Acesso em: 27 abr. 2024.