Recanto airoso num mundo aprazível: cuidando da tolerância numa oficina dialógica-pensante

Autores

  • Éverton Donisete Barbosa de Moraes UNB

Palavras-chave:

Intolerância, neoliberalismo, extrema-direita

Resumo

A intolerância em curso nas escolas brasileiras não brota do acaso - mas parece estar intimamente relacionada a nossa recente conjuntura político-econômica. Ideários extremistas - ensimesmados em posições supremacistas - alimentam o maniqueísmo político e retóricas da distinção nós e eles, bons e maus, puros e depravados. Um modelo econômico cujo leitmotiv reproduz individualismo e meritocracia também pode contribuir com o alargamento deste cenário. Um ensino de Filosofia dogmático e moralizante - mesmo sendo racionalmente fundamentado - parece não favorecer uma intervenção que visa alcançar uma vida escolar mais aprazível. Um possível ponto de partida com contundência necessária para encarar este problema estaria na prática pedagógica que considera não apenas os aspectos racionais - mas que também cuida da dimensão sentimental-afetiva-passional da comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éverton Donisete Barbosa de Moraes, UNB

Mestrando PROF-FILO UNB

Referências

ALVES, R. O corpo e as palavras. In: BRUHNS, H. (Org.) Conversando sobre o corpo. Campinas: Papirus, 1994.

BENEVIDES, Maria Victoria de Mesquita. Cidadania Ativa e Democracia no Brasil. Revista Parlamento e Sociedade. São Paulo. v. 4, n. 6, p. 21-31, jan./jun. 2016.

CARA, D., Pellanda, A., Santos, C. de A., Dadico, C. M., Madi, F. R., Orsati, F. T., Meato, J., Oliveira, L., Aronovich, L., Franca, L., Frossard, M., & Silveira, P. da C. (2022). O extremismo de direita entre adolescentes e jovens no Brasil: ataques às escolas e alternativas para a ação governamental. Disponível em: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Relatorio_ExtremismoDeDireitaAtaquesEscolasAlternativasParaAcaoGovernamental_RelatorioTransicao_2022_12_11.pdf. Acesso em 22 jun. 2023

PAZ. Instituto Sou da. Caso de Cambé mantém tendência de alta de ataques a escolas e mostra necessidade de maior fiscalização de armas de fogo. 19 jun. 2023. Disponível em: https://soudapaz.org/noticias/caso-de-cambe-mantem-tendencia-de-alta-de-ataques-a-escolas-e-mostra-necessidade-de-maior-fiscalizacao-de-armas-de-fogo/. Acesso em 22 jun. 2023.

CHÉROLET. Brenda. Educa + Brasil. 30 mar. 2023. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/escolas/brasil-tem-maiores-indices-de-violencia-escolar-aponta-pesquisa-internacional. Acesso em 22 jun. 2023.

GUIMARÃES, JUCA. Brasil de fato. 2010. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/10/19/escola-sem-partido-professores-sofrem-agressoes-e-odio-em-salas-de-aula-de-sao-paulo. Acesso em 22 jun. 2023.

KOHAN. Walter. Como ensinar que é preciso aprender? Filosofia: uma oficina de pensamento. 2013. Ensinar Filosofia. Vol. II. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/52543450/Especializacao_em_Filosofia_II_-_Ensinar_Filosofia-libre.pdf?1491653769=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DEnsinar_Filosofia.pdf&Expires=1687465912&Signature=C95V9kb4E8aYQAbDsoH-M2qWON8uJCCs5VjvZ9~hQinmObhFB9NNMW1ZnTDPs2vDB5qG5-YLr6ahbq9L9Oz6VuS3nXcoB3111D7REj~YdtwcyO8oRfGJnaCGAFJYW8RII2TzEdYF5o6FUnUVZYXqKZgSyDhNpY3RPg5FiiI7EEy-ls91EqLceVbQ0I8oeblTozGfSDB7YTS5V3Et1h0p5kAdo0kQxuuzUISu6kcnABLcKamBHGfo1XHLFsaBSmSwHpWLeD5D6vaPaxkf6Mnu3O51GqMEVZOA1~HKyv8e6dxasgAu5CVQI3Ww8gueCibrZWiVDGisCKVaexk-NGJTcw__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em 22 jun. 2023.

LANGEANI. Bruno. Raio-x de 20 anos de ataques a escolas no Brasil. mai. 2023. Disponível em: https://soudapaz.org/o-que-fazemos/conhecer/pesquisas/controle-de-armas/as-armas-do-crime/?show=documentos. Acesso em 22 jun. 2023.

LÉVINAS. Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1997.

ROCHA. Matheus. Folha de S. Paulo. 12 mai. 2023. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/05/professora-e-demitida-apos-deputado-criticar-camisa-com-frase-de-helio-oiticica.shtml. Acesso em 22 jun. 2023.

PISSARA. Maria Constança Peres. Intolerância, Educação, Cidadania. Poliética. São Paulo, v. 7, n. 2, pp. 160-190, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

MORAES, Éverton D. B. de. Recanto airoso num mundo aprazível: cuidando da tolerância numa oficina dialógica-pensante . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 247–261, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11884. Acesso em: 23 jul. 2024.