Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico

Autores

Palavras-chave:

Institucionalização, Socialização, Paradigmas Científicos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos saberes de referência em campos científicos, considerando o papel dos pesquisadores, instituições acadêmicas e da comunidade científica. A questão norteadora central é: "Como os saberes de referência são moldados e consolidados, influenciando o progresso científico?". Utilizando revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, identificamos que os pesquisadores desempenham um papel central na formação dos saberes de referência, cuja validação ocorre por meio da revisão por pares e aceitação pela comunidade científica. Os critérios incluem evidências empíricas e relevância prática. Conclui-se que esse processo é dinâmico e reflete a evolução constante da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre  em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BOURDIEU, P. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

COLLINS, H. M.; EVANS, R. The Third Wave of Science Studies: Studies of Expertise and Experience. Social Studies of Science, v. 32, n. 2, p. 235-296, 2002. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0306312702032002003. Acessado em: 08 out. 2023.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, Rita; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p.21-54.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

LATOUR, B.; WOOLGAR, S. Laboratory life: The construction of scientific facts. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1986.

LATOUR, B. Science in Action: How to Follow Scientists and Engineers Through Society. Harvard University Press, 1987.

POPPER, K. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1959.

SILVA, S. F. R. Revisão por pares e tecnologias eletrônicas: Perspectivas paradigmáticas nos procedimentos da comunicação científica. 199 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação), Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador, 2016

Downloads

Publicado

2023-12-19

Como Citar

DOMINGUES, J. M. Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 262–273, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11634. Acesso em: 24 jun. 2024.