Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico

Autores

Palavras-chave:

Institucionalização, Socialização, Paradigmas Científicos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação dos saberes de referência em campos científicos, considerando o papel dos pesquisadores, instituições acadêmicas e da comunidade científica. A questão norteadora central é: "Como os saberes de referência são moldados e consolidados, influenciando o progresso científico?". Utilizando revisão bibliográfica e análise de estudos de caso, identificamos que os pesquisadores desempenham um papel central na formação dos saberes de referência, cuja validação ocorre por meio da revisão por pares e aceitação pela comunidade científica. Os critérios incluem evidências empíricas e relevância prática. Conclui-se que esse processo é dinâmico e reflete a evolução constante da ciência.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre  em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Licenciatura de Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

DOMINGUES, J. M. Formação e consolidação de saberes de referência em um campo científico. Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 262–273, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/11634. Acesso em: 6 dez. 2024.