Os caminhos (des) construídos no PROF-FILO no IFSertãoPE -

Autores/as

  • Rita De Cássia de Souza Martins
  • Cristiano Dias da Silva
  • Rodolfo Rodrigo Santos Feitosa

Palabras clave:

Escrita acadêmica, Escrita criativa, Seminários de pesquisa.

Resumen

A construção da escrita acadêmica exige rigor nas regras estabelecidas pelas associações de normas técnicas, tanto nacionais como internacionais como prerrogativa para a participação em eventos, periódicos, planejamento e elaboração dos produtos finais, e as disciplinas de Metodologias e Seminários de Projetos de diferentes Programas de Pós Graduação podem subsidiar orientações para essas produções para além desses manuais técnicos. A disciplina Seminários de Projetos desenvolvida no PROF-FILO, núcleo IFSertãoPE, no período 2023.1 apresenta-se como um importante mecanismo de formação para a constituição desse processo. O presente estudo, ancorou-se na abordagem da pesquisa participante utilizando-se da observação participante na análise descritiva dos percursos e as potencialidades de desenvolvimento de habilidades e competências da escrita criativa nas atividades acadêmicas dessa primeira turma. Nesse contexto, utilizou-se como instrumentos de análises a ementa apresentada, a bibliografia sugerida potencializando as abordagens de Eco (2000), Foucault (2006), Gadamer (2012) e Ricoeur (1976) e as atividades sinalizadas e efetivadas no plano de ensino dos professores formadores dessa disciplina nesse período específico, que culminou no quadro contínuo e evolutivo da escrita acadêmica e criativa dos (as) mestrandos (as) no Programa do Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo do IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRAGGIO, Ana Karine. Guia para elaboração de trabalhos acadêmicos: descomplicando as normativas da ABNT. Toledo: Indicto, 2019.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa Participante: a partilha do saber. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2006.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 15. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

FOUCALT, Michael. A hermenêutica do sujeito. – 2. Ed.- São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

GADAMER, Hans - Georg. Hermenêutica em retrospectiva. – 2. Ed. – Petrópolis, RJ: 2012.

MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA PROF-FILO. Histórico e Contextualização. Disponível em: http://www.prppg.ufpr.br/site/prof-filo/pb/historico-e-contextualizacao/ .

Acesso em 14 mar 2023.

MOURA, Alex Sandra da Silva [et al.] (Orgs.). Estudo da argumentação sob diferentes perspectivas de análise. In: SILVA, Cristiano Dias da, SANTOS, Pedro Fernando dos. As técnicas argumentativas no discurso sobre a pobreza de Cristo: uma análise da obra O Nome da Rosa. Petrolina: IFSertãoPE, 2021. Disponível em: https://releia.ifsertao-pe.edu.br/jspui/bitstream/123456789/636/3/Estudos%20da%20argumenta%c3%a7%c3%a3o%20sob%20diferentes%20perspectivas%20de%20an%c3%a1lise.pdf . Acesso em 04 abr 2023.

PERROTA, C. Um texto pra chamar de seu: preliminares sobre a produção do texto acadêmico. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

POLITO, Ronald. Poemas do espanhol Antonio Machado. SIBILA Revista de Poesia e Crítica Literária. Ano 24 – ISSN 1806-289X. São Paulo, 23 jun 2009. Disponível em: https://sibila.com.br/poemas/poemas-do-espanhol-antonio-machado/3007 . Acesso em 24 mar 2023.

ROCHA, Gabriel Kafure da; SANTOS, Bruno Freitas; AMARAL, Suelene Leal; VERAS, Antonio Leopoldino. A saúde oculta encontrada na caatinga: uma cartografia do imaginário da trilha ecológica do campus Petrolina Zona Rural IF SERTÃO PE. Cadernos Cajuína Revista Interdisciplinar. V.7, nº 03, 2022. Páginas 01 a 16. https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/51/57 Acesso em 24 mar 2023.

RICOEUR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. – Rio de Janeiro: Edições 70, 1976.

ROCHA, Gabriel Kafure da; SILVA, Cristiano Dias da. Plano de Disciplina de Seminário de Pesquisa. Petrolina-PE: PROF-FILO, IFSertãoPE, campus Petrolina Zona Rural, 2023.

VOLTAIRE. Cartas Iluministas: correspondências anotadas e selecionadas. – Rio de Janeiro: Editora Zahar; 2011

Publicado

2023-07-07

Cómo citar

MARTINS, R. D. C. de S.; SILVA, C. D. da; FEITOSA, R. R. S. Os caminhos (des) construídos no PROF-FILO no IFSertãoPE - . Polymatheia - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 220–232, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/10897. Acesso em: 17 may. 2024.