Avaliação da formação profissional
elementos conceituais para uma abordagem metodológica
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.29.8619Parole chiave:
avaliação educacional, produtos de avaliação, formação inicial e continuada, gestão e políticas educacionaisAbstract
Como saber se a formação inicial e/ou continuada teve bons resultados em determinado grupo? Como a avaliação educacional pode apontar o nível de qualidade da formação? Esta pesquisa evidenciou os campos de avaliação da formação como inicial, relativa aos saberes básicos para a atuação profissional, e continuada, relativa às demandas formais de aprofundamento e/ou atualização, enquanto área de pesquisa e de elaboração de produtos que possibilitem aos tomadores de decisões em um contexto de ensino, gestão e políticas públicas educacionais obterem elementos empíricos consistentes para decidirem os caminhos e empreenderem os esforços. Além disso, o estudo relata algumas das experiências de orientação de trabalhos em que buscamos sistematizar a abordagem metodológica em quatro etapas de pesquisa: definição do objeto de avaliação, revisão de literatura, análise de dados e proposição de produto de avaliação. Esperamos que este artigo proporcione elementos diretivos sobre como avaliar a formação em diferentes contextos.
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