Encontro de saberes:
experiência intercultural na pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.6258Parole chiave:
saberes tradicionais, cura, ensino de pós graduação, encontro de saberesAbstract
Este é um relato reflexivo sobre experiência de ensino na pós-graduação com mestres da Cultura Popular, no âmbito do projeto Encontro de Saberes, promovido pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade. O artigo examina a disciplina Saberes Tradicionais da Cura e destaca 5 aspectos pedagógicos e epistêmicos que têm relação direta com os fundamentos teóricos, epistemológicos e políticos do projeto Encontro de Saberes.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Andrade, J. T. (2006). Medicina alternativa e complementar: experiência, corporeidade e transformação. Fortaleza, CE: Ed. UECE.
Barth, F. (2000). O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa.
Brown, P. J. (Ed.). (1998). Understanding and applying medical anthropology. Mountain View, CA: Mayfield.
Carvalho, J. J., & Águas, C. (2015). Encontro de saberes: um desafio teórico, político e epistemológico. In Proceedings do Colóquio Internacional Epistemologias do Sul: Aprendizagens Globais Sul-Sul, Sul-Norte e Norte-Sul (Vol. 1, pp. 1017- 1027). Coimbra, Portugal.
Carvalho, J. J., & Flórez, J. F. (2014). Encuentro de saberes: proyecto para decolonizar el conocimiento universitario eurocéntrico. Nómadas, 41, 131-147.
Geertz, C. (2006). O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes.
Giddens, A. (2001). Em defesa da sociologia: ensaios, interpretações e tréplicas. São Paulo, SP: Ed. UNESP.
Giorgi, A. (2010). Sobre o método fenomenológico utilizado como modo de pesquisa qualitativa nas ciências humanas: teoria, prática e avaliação. In J. Poupart et al., A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos (pp. 386-409). Petrópolis, RJ: Vozes.
Godinho, P. (Org.). (2014). Antropologia e performance: agir, atuar, exibir. Castro Verde, Portugal: 100Luz.
Halbwachs, M. (2006). A memória coletiva. São Paulo, SP: Centauro.
Helman, C. G. (2003). Cultura, saúde & doença. Porto Alegre, RS: Artmed.
Lei Estadual n. 13.351, de 22 de agosto de 2003. (2003). Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará. Fortaleza, CE.
Lei Estadual n. 13.842, de 27 de novembro de 2006. (2006). Institui o Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” no Estado do Ceará e dá outras providências. Fortaleza, CE.
Rabelo, M. C. M., Souza, I. M. A., & Alves, P. C. (Orgs.). (2012). Trajetórias, sensibilidades, materialidades: experimentações com a fenomenologia. Salvador, BA: Ed .UFBA.
Resolução CONSU n. 1.194, de 25 de fevereiro de 2016. (2016). Dispõe sobre as normas para a outorga do Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará ‒ UECE. Fortaleza, CE.
Sá, T. (2014). Lugares e não lugares em Marc Augé. Tempo Social, 26(2), 209-299.
Santos, B. S. (2018). O fim do império cognitivo. Coimbra, Portugal: Almedina.
Silva, T. T. (Org.). (2012). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes.
Sokolowski, R. (2000). Introdução à fenomenologia. São Paulo, SP: Loyola.
Weber, M. (1982). Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, RJ: Zahar.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.