Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz

Auteurs

  • Diana Elizabette Lima do Amaral Mestra em Planejamento e Políticas Públicas - UECE
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professora do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) da UNILAB https://orcid.org/0000-0002-4017-0982

DOI :

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1072

Mots-clés :

escola, mediação, conflitos, cultura de paz

Résumé

A mediação procura ensinar os membros da comunidade escolar a olhar as diferenças com respeito e tolerância, traçando novos caminhos na construção das relações e fortalecendo o diálogo e a paz. Assim, o lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Senador Osires Pontes”, situada em uma região considerada violenta, uma das escolas piloto que compõem o projeto “Célula de Mediação Social e Cultura de Paz”, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Ceará (Seduc) com o propósito de aplicar técnicas de mediação para resolver conflitos e promover a cultura de paz. Analisamos as contribuições positivas e os desafios identificados após a implantação da mediação no ambiente escolar.

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Publiée

2018-08-06

Comment citer

Amaral, D. E. L. do, & Ramos, J. F. P. (2018). Mediação de conflitos no ambiente escolar para promover a cultura de paz. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 8(21), 24–44. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1072

Numéro

Rubrique

Artigos