Desenvolvimento sociocomunitário:

um olhar sobre o projeto de Lajedos, em Cabo Verde

Autores

  • Maria Miguel Estrela Professora na Universidade de Cabo Verde – Uni-CV Aluna de Doutorado em Ciências da Educação na Universidade do Porto – U.Porto https://orcid.org/0000-0002-1497-1890

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2020.10.25.3339

Palavras-chave:

desenvolvimento sociocomunitário, educação, participação, cultura

Resumo

Inscrito no quadro disciplinar das ciências da educação, este artigo surge no âmbito de um estudo de caso sobre o Projeto de Desenvolvimento Comunitário de Lajedos, em Cabo Verde. A investigação buscou compreender as dimensões do educativo observadas no processo de desenvolvimento e o próprio desenvolvimento como um processo educativo, com base em referências do universo teórico das abordagens sobre o desenvolvimento. Apresenta-se, aqui, o trabalho da organização não governamental (ONG) cabo-verdiana Atelier Mar e revelam-se as dimensões por meio das quais o educativo se encontra presente nesse trabalho, da pedagógica à política, da econômica à sociocultural, além do contexto da ação, dos fundamentos teóricos pautados por vários conceitos de desenvolvimento e dos conceitos relativos à educação e suas implicações nas dinâmicas sociocomunitárias. A ação é abordada diante de seus diferentes matizes na promoção de um desenvolvimento sociocomunitário participativo e de uma aprendizagem coletiva significativa para todos os envolvidos.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

Estrela, M. M. (2020). Desenvolvimento sociocomunitário:: um olhar sobre o projeto de Lajedos, em Cabo Verde. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 10(25), 58–75. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2020.10.25.3339

Edição

Seção

Artigos