O Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UEPA:

resultados do período de 2005 a 2009 junto ao campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Autores/as

  • Marivaldo Oliveira da Silva
  • João Bosco Feitosa dos Santos

Palabras clave:

trabalho, qualificação, servidor público, cidadania

Resumen

O Artigo apresenta resultados obtidos com a aplicação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no período de 2005 a2009, a partir de uma pesquisa do seu Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), dentro da política de valorização do servidor público do Estado do Pará, no aspecto da qualificação profissional, relacionado ao exercício da cidadania, discutindo-se sua efetividade com os propósitos do Estado. Utiliza-se como elemento de estudo os servidores técnicos, administrativos e operacionais do Campus II do CCBS, tendo como amostra o segmento de nível médio e médio profissional. A metodologia adotada partiu de análise da pertinência do processo de qualificação do servidor público empreendido no Estado, dentro da realidade da UEPA e do seu PDP, relacionada com os propósitos do Plano Nacional de Qualificação. A pesquisa abordou aspectos qualitativos e quantitativos, combinando pesquisa exploratória e descritiva. Na pesquisa de campo aplicou-se questionário e realizaram-se entrevistas semi-estruturadas entre os sujeitos; bem como pesquisa documental e bibliográfica. Os resultados permitiram uma análise valorativa da efetividade dessas políticas públicas no contexto institucional a partir da concepção de um servidor público cidadão, voltado para o cumprimento do seu papel junto ao Estado.

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Publicado

2012-05-01

Cómo citar

Silva, M. O. da, & Santos, J. B. F. dos. (2012). O Plano de Desenvolvimento de Pessoas da UEPA:: resultados do período de 2005 a 2009 junto ao campus II do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(05), 79–101. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1225

Número

Sección

Artigos