Avisos

  • Edital para edição de número 31 (2023.2)

    2022-08-24

    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 31 a ser lançada em 2023.

    Título do Dossiê: Movimentos sociais e processos de desdemocratização: questões agrárias, indígenas e ambientais contemporâneas.

     

    Organizadores:

    Dibe Salua Ayoub

    Doutora em Antropologia Social (UFRJ) e Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3516-8682

     

    Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello

    Doutor em sociologia (UERJ) e  Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1189-085X

     

    Esta chamada busca reunir artigos que tratem da relação entre o Estado e os movimentos sociais no contexto da desdemocratização global contemporânea que atinge, de diferentes formas, o Brasil e outros países. Nesse dossiê, privilegiamos trabalhos que abordem a desestruturação das capacidades estatais voltadas às questões agrárias, indígenas e ambientais. Desfinanciamento, desatenção institucional, esvaziamento burocrático, realização mínima, desatenção às demandas sociais, esvaziamento dos espaços de participação, ausência de diálogo entre instituições governamentais e segmentos da sociedade civil, descumprimento de legislações ou aprovação de legislações substitutivas e enfraquecedoras de políticas públicas são alguns dos aspectos que caracterizam essa desestruturação.  Pretendemos reunir artigos que expressem as perspectivas e as experiências dos movimentos sociais e povos afetados pelos processos de desdemocratização, bem como suas lutas, formas de ação e resistência.    

     Prazo para envio dos artigos: 30 de março de 2023

    A edição será lançada em agosto de 2023

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  • Edital para edição de número 31 (2023.2)

    2022-08-24

    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 31 a ser lançada em 2023.

    Título do Dossiê: Movimentos sociais e processos de desdemocratização: questões agrárias, indígenas e ambientais contemporâneas.

     

    Organizadores:

    Dibe Salua Ayoub

    Doutora em Antropologia Social (UFRJ) e Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3516-8682

     

    Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello

    Doutor em sociologia (UERJ) e  Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1189-085X

     

    Esta chamada busca reunir artigos que tratem da relação entre o Estado e os movimentos sociais no contexto da desdemocratização global contemporânea que atinge, de diferentes formas, o Brasil e outros países. Nesse dossiê, privilegiamos trabalhos que abordem a desestruturação das capacidades estatais voltadas às questões agrárias, indígenas e ambientais. Desfinanciamento, desatenção institucional, esvaziamento burocrático, realização mínima, desatenção às demandas sociais, esvaziamento dos espaços de participação, ausência de diálogo entre instituições governamentais e segmentos da sociedade civil, descumprimento de legislações ou aprovação de legislações substitutivas e enfraquecedoras de políticas públicas são alguns dos aspectos que caracterizam essa desestruturação.  Pretendemos reunir artigos que expressem as perspectivas e as experiências dos movimentos sociais e povos afetados pelos processos de desdemocratização, bem como suas lutas, formas de ação e resistência.    

     Prazo para envio dos artigos: 30 de março de 2023

    A edição será lançada em agosto de 2023

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  • Edital para edição de número 30 (2023.1)

    2022-05-05

    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 30 a ser lançada em 2023.

     

    Título do Dossiê: Conservadorismo e (desmonte das) políticas públicas

    Organizadores:

    Prof. Dr. Emanuel Freitas das Silva (UECE)

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UECE

    Prof. Dr. Emerson José Sena da Silveira (UFJF)

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião UFJF

     

    Nesse dossiê, a Revista Conhecer reunirá artigos sobre as implicações do “giro à direita” ou “giro conservador” em curso na política latino-americana, com destaque para o Brasil. A chegada da chamada “nova direita” à Presidência da República, no caso brasileiro, produziu uma ocupação de espaços institucionais com o objetivo maior de “desconstruir” todo um legado de políticas públicas e ampliação de direitos humanos e sociais fundamentais, cuja implementação vinha se dando no curso do ordenamento jurídico-política da Constituição Federal de 1988. Sob a defesa do “politicamente incorreto”, da “desideologização da política”, “defesa da família e dos valores”, uma série de decisões governamentais têm ameaçado a inscrição do Brasil, no campo dos direitos e das políticas públicas, nos processos de modernização global que a que o Ocidente assiste, acarretando mesmo retrocessos no plano democrático. Nesse sentido, artigos que analisem desmonte de políticas públicas a partir de justificativas “conservadoras”, bem como a implementação de outras sob a mesma argumentação discursiva serão bem vindos para a composição deste dossiê

    Prazo para envio dos artigos: 31/08/2022

    A edição será lançada em janeiro de 2023

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  • Edital para edição do número 26 (2021.1)

    2020-09-03

    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 26 a ser lançado em janeiro de 2021.

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    Título do Dossiê: Interseccionalidade, Gênero e Políticas Públicas

    Organizadoras: Maria do Socorro Ferreira Osterne (UECE); Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine (UFPI);

    O debate sobre interseccionalidade vem ampliando-se de forma significativa e a sua articulação com outros campos de estudo se faz bastante desafiadora. Nesse sentido, na atual configuração em que pese a observação da complexidade que nutre a dinâmica socio-político-econômica e cultural dos nossos dias, a exigência de pensar, interpretar e compreender o nosso mundo da vida cotidiana nos impõe a romper fronteiras, quebrar paradigmas e construir outros atalhos teórico-metodológicos que nos municiem da capacidade analítica e crítica para uma maior aproximação do que está posto na ordem atual dos fenômenos, problemas e acontecimentos sociais.

    É, pois, a partir da apropriação da categoria, interseccionalidade, como instrumento teórico-metodológico, que se pretende abrir uma frente de reflexão e debates sobre as possibilidades de diálogos e enfrentamentos que tal instrumento poderá oportunizar, tanto para a discussão de si mesmo como para as interfaces que podem ser constituídas com tantos outros campos do conhecimento.

    Para composição desse Dossiê, a intenção é provocar produções sobre: a) gênero e políticas públicas. b) interseccionalidade; c) gênero e interseccionalidade; d) gênero e interseccionalidade nas políticas públicas.

     

    Prazo para envio dos artigos: 31 de outubro de 2020.

    A edição será lançada em janeiro de 2021

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  • Indexado en Latindex Catálogo 2.0

    2020-05-21

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    Latindex é o produto da cooperação de uma rede de instituições que trabalham de maneira coordenada para reunir e divulgar informações sobre as publicações seriais científicas produzidas na América Latina. 

    Inclui revistas de pesquisa científica, técnico-profissional e divulgação científica e cultural publicadas na América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Além disso, oferece informações sobre revistas com conteúdo ibero-americano publicadas em qualquer lugar do mundo. 

     

    O Catálogo 2.0 é composto de revistas com os mais altos padrões de qualidade, de acordo com a metodologia da Latindex e a revista Conhecer: debate entre o público e o privado foi avaliada e incorporada ao catálogo. 

    Entre no site aqui

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  • Prorrogado o prazo para submissão para a edição de n25

    2020-04-15

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    Convidamos professores, alunos e demais pesquisadores a submeterem seus trabalhos científicos na Revista Conhecer: debate entre o público e o privado.

    O prazo para submissão para a edição do segundo semestre de 2020 foi prorrogado e agora o envio dos artigos poderá ser realizado até o dia 30 de maio de 2020.

    As orientações para a submissão estão nas Diretrizes para os Autores.

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  • Edital para edição do número 23

    2018-11-13

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    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 23 a ser lançado em agosto de 2019.

    Título do Dossiê: EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA: EXPERIÊNCIAS, ALTERNATIVAS E RESISTÊNCIAS

    Organizadores: Jeannette Filomeno Pouchain Ramos (UNILAB/UECE); Helza Ricarte Lanz (Köln Universität);

    José Carlos Paiva (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)

     Diante das mudanças políticas, sociais e educacionais e sua intercessão com as artes, a Revista Conhecer propõe a edição deste Dossier que trata das experiências, alternativas e resistências locais, regionais e globais. Nestes tempos de crise do Estado e da economia tem sido questionado o sistema de governo pautado na democracia e na inclusão social das minorias étnicas e de refugiados. Movimentos, manifestações artísticas e políticas públicas que afirmavam o direito à educação pública, gratuita, universal, obrigatória, como direito subjetivo, à diversidade cultural e etnica e ao ensino de artes em suas múltiplas expressões são questionadas e multiplicam-se embates em torno do aprofundamento ou suspensão de tais assertivas.

    Educadores, políticos e artistas são, então, convocados a sistematizarem suas experiências e resistências e partilharem no Dossier. Este número temático da Revista Conhecer pretende contribuir para o diálogo dos discursos e das práticas reflexivas e interventivas, criativas de re-existências em tempos de incerteza. Os artigos poderão ser provenientes de qualquer domínio das ciências sociais e humanas e dos estudos artísticos, bem como inter e transdisciplinares e poderão reportar-se a investigações empíricas, experiências individuais e coletivas, auto-biografias, entre outros, apoiadas na análise e reflexão teórica e metodológica, e a práticas de intervenção artística.

     Novo Prazo para envio dos artigos: 28 de fevereiro de 2019.

    A edição será lançada em agosto de 2019

     Confira as Instruções aos/às autores/as.

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  • Edital para edição do número 22

    2018-11-13

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    A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga as chamada para o número 22 a ser lançada em março de 2019.

     Título do Dossiê: CONFLITUALIDADE, VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS

    Organizadores: Dra. Camila Holanda Marinho (UECE) e Dr. David Oliveira (UFC)

      Nesse dossiê, a Revista Conhecer terá como tema discussões e pesquisas sobre conflitualidade, violência e direitos humanos. Percebe-se que as relações de biopoder voltadas à gestão e regulação dos processos vitais humanos ao estabelecer relações de poder sobre a forma de vida dos indivíduos infere práticas de violação de direitos, comumente legitimadas pelo senso comum e reconhecidas como práticas de justiça. Diante disso, observa-se como a dinâmica da violência está marcada por sentimentos de ódio e indiferença frente às formas de exclusão social e desprezo cultural e racial a que determinados grupos sociais estão sujeitos. Portanto, esses debates têm despertado inquietações recorrentes no âmbito das preocupações sociais e adquirido importância na contemporaneidade, e em especial no Brasil, ao discorrerem sobre temas relacionados às práticas de intolerância, discriminação e ameaça a condição humana.

     Novo prazo para envio dos artigos: 23 de janeiro de 2019

    A edição será lançada em março de 2019.

    Confira as Instruções aos/às autores/as.

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