Edital para edição de número 31 (2023.2)

2022-08-24

A revista Conhecer: o debate entre o Público e o Privado, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará, divulga a chamada para artigos do número 31 a ser lançada em 2023.

Título do Dossiê: Movimentos sociais e processos de desdemocratização: questões agrárias, indígenas e ambientais contemporâneas.

 

Organizadores:

Dibe Salua Ayoub

Doutora em Antropologia Social (UFRJ) e Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3516-8682

 

Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello

Doutor em sociologia (UERJ) e  Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1189-085X

 

Esta chamada busca reunir artigos que tratem da relação entre o Estado e os movimentos sociais no contexto da desdemocratização global contemporânea que atinge, de diferentes formas, o Brasil e outros países. Nesse dossiê, privilegiamos trabalhos que abordem a desestruturação das capacidades estatais voltadas às questões agrárias, indígenas e ambientais. Desfinanciamento, desatenção institucional, esvaziamento burocrático, realização mínima, desatenção às demandas sociais, esvaziamento dos espaços de participação, ausência de diálogo entre instituições governamentais e segmentos da sociedade civil, descumprimento de legislações ou aprovação de legislações substitutivas e enfraquecedoras de políticas públicas são alguns dos aspectos que caracterizam essa desestruturação.  Pretendemos reunir artigos que expressem as perspectivas e as experiências dos movimentos sociais e povos afetados pelos processos de desdemocratização, bem como suas lutas, formas de ação e resistência.    

 Prazo para envio dos artigos: 30 de março de 2023

A edição será lançada em agosto de 2023

Confira as Diretrizes