Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e desempenho acadêmico:
revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2023.13.30.9692Palavras-chave:
transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, criança, desempenho acadêmico, política de saúdeResumo
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é geralmente diagnosticado em crianças em idade escolar. Assim, buscou-se descrever, por meio da literatura, intervenções realizadas em crianças com TDAH focando no desempenho acadêmico. Trata-se de uma revisão sistemática realizada nas bases BVS, SciELO, PubMed, LILACS, Periódicos CAPES e IndexPsi, no período de agosto de 2018 a agosto de 2019. Adotou-se a seguinte pergunta de partida: crianças com TDAH em uso de tratamento farmacológico apresentam melhora do desempenho escolar quando comparadas a outro tipo de intervenção? Os critérios de elegibilidade dos artigos foram: publicação entre 2009 e 2019; ao menos um dos descritores adotados neste estudo incluído no título e resumo; e análise do desempenho escolar. Foram selecionados 8 estudos; deles participaram 1.132 crianças, de países como Estados Unidos da América (EUA), China e Noruega. A intervenção usada em maior frequência no tratamento do TDAH para os desfechos de desempenho escolar/acadêmico foi o farmacoterapêutico, mediante o uso do Metilfenidato. Constatou-se a inexistência de estudos com foco no tratamento multimodal, assim, recomenda-se a realização de pesquisas que abordem sua eficácia.
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