Percepção de valor de assinantes de cursos on-line em economia criativa
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.7156Palavras-chave:
gestão estratégica da educação a distância, startup educacional, curso online aberto e massivo, gestão de negócios em educação e tecnologia, economia criativaResumo
Este artigo investiga a percepção de valor dos assinantes de cursos on-line em economia criativa. Para tanto, os objetivos principais do estudo englobavam conhecer a persona dos assinantes, mapeá-los em pelo menos 3 plataformas de cursos e analisar a percepção dos usuários, compilando os dados coletados na ferramenta “Mapa de Empatia”. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de questionário on-line com 100 respostas válidas, distribuídas em 3 grandes eixos: a) persona dos assinantes de cursos; b) experiência de uso das plataformas de cursos; e c) experiência de aprendizagem nas plataformas de cursos. A fundamentação teórica teve por base materiais didáticos sobre os macrotemas: a) gestão estratégica da educação a distância (EaD); b) gestão de negócios em educação e tecnologia; e c) inovação, empreendedorismo digital e startups na área de educação. Os resultados demonstram que a persona mapeada é mulher, tem cerca de 40 anos de idade, pertence à classe C, possui Ensino Superior completo e é empreendedora no setor da economia criativa. Sua percepção de valor ao assinar determinada plataforma de cursos passa por um processo de escolha entre aquelas que viabilizem um processo de aprendizagem considerado fluido e criativo.
Downloads
Referências
Araújo, A. (2020). Gestão de negócios em educação e tecnologias. São Carlos, SP: Pixel.
Dal Forno, J. P., & Knoll, G. F. (2013). Os MOOCS no mundo: um levantamento de cursos online abertos massivos. Nuances: Estudos sobre Educação, 24(3), 178-194.
Dias-Trindade, S. (2020). Ecologia de aprendizagem e redes virtuais. São Carlos, SP: Pixel.
Domingues, A. A., Floyd-Wheeler, K., & Nascimento, N. S. (2017). Empreendedorismo digital: um estudo sobre o uso da tecnologia como geração de negócios nas startups educacionais. Universitas: Gestão e TI, 7(1-2), 171-175.
Limeira, T. (2018). Negócios de impacto social. São Paulo, SP: Saraiva.
Medeiros, M., & Medeiros, A. (2018). Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In Anais do 5o Congresso Nacional de Educação. João Pessoa, PB.
Mill, D. (2017). Gestão estratégica da educação a distância. São Carlos, SP: Pixel.
Mill, D., & Monteiro, M. I. (2020). Gestão pedagógica em educação a distância. São Carlos, SP: Pixel.
Pereira, R. C., & Araujo, F. O. (2017). Complica ou descomplica? Reflexões sobre decisões de fazer ou comprar na maior startup brasileira de educação. Revista Eletrônica de Administração, 23(3), 259-287.
Piva, D., Jr., & Leandro, C. R. (2010). O retorno do investimento na educação a distância. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Indaiatuba, SP..
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020a). Conheça o Mapa de Empatia. Recuperado de https://inovacaosebraeminas.com.br/conheca-o-mapa-da-empatia/
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020b). Manual de instruções: 6 modelos de canvas. Recuperado de http://materiais.inovacaosebraeminas.com.br/kit-canvas
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020c). O que é economia criativa. Recuperado de https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/segmentos/economia_criativa/como-o-sebrae-atua-no-segmento-de-economia-criativa,47e0523726a3c510VgnVCM1000004c00210aRCRD
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. (2020d). O que é persona e como criar uma que fortalece sua estratégia de negócio. Recuperado de https://inovacaosebraeminas.com.br/o-que-e-persona-e-como-criar-uma-fortalece-sua-estrategia-de-negocio/
Sousa, J. C. (2012). Processo de inovação na gestão de sistemas de educação a distância: estudo de casos na Universidade de Brasília e Universidade Aberta de Portugal (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.