Percepção de valor de assinantes de cursos on-line em economia criativa

Autores

  • Francisca Angélica de Oliveira Head de Educação na Plataforma Asta e Especialista em Pesquisa de Comportamento e Consumo
  • Daniel Mill Professor na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Membro do Grupo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.7156

Palavras-chave:

gestão estratégica da educação a distância, startup educacional, curso online aberto e massivo, gestão de negócios em educação e tecnologia, economia criativa

Resumo

Este artigo investiga a percepção de valor dos assinantes de cursos on-line em economia criativa. Para tanto, os objetivos principais do estudo englobavam conhecer a persona dos assinantes, mapeá-los em pelo menos 3 plataformas de cursos e analisar a percepção dos usuários, compilando os dados coletados na ferramenta “Mapa de Empatia”. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de questionário on-line com 100 respostas válidas, distribuídas em 3 grandes eixos: a) persona dos assinantes de cursos; b) experiência de uso das plataformas de cursos; e c) experiência de aprendizagem nas plataformas de cursos. A fundamentação teórica teve por base materiais didáticos sobre os macrotemas: a) gestão estratégica da educação a distância (EaD); b) gestão de negócios em educação e tecnologia; e c) inovação, empreendedorismo digital e startups na área de educação. Os resultados demonstram que a persona mapeada é mulher, tem cerca de 40 anos de idade, pertence à classe C, possui Ensino Superior completo e é empreendedora no setor da economia criativa. Sua percepção de valor ao assinar determinada plataforma de cursos passa por um processo de escolha entre aquelas que viabilizem um processo de aprendizagem considerado fluido e criativo.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Oliveira, F. A. de ., & Mill, D. . (2021). Percepção de valor de assinantes de cursos on-line em economia criativa. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 11(27), 150–170. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.7156

Edição

Seção

Artigos