Avaliações educacionais externas e o paradigma da cidade educadora:
Juazeiro do Norte
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.32.12587Palavras-chave:
aprendizagem, educação; escola, cidadaniaResumo
Este artigo tem como temática a aproximação e/ou o afastamento do perfil de cidade educadora de Juazeiro do Norte-CE. Analisam-se os resultados de dois importantes exames educacionais externos: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Tem-se por objetivo geral analisar os resultados oriundos do SPAECE e do IDEB, entre os anos de 2009 e 2022, verificando o que esses indicadores revelam sobre a qualidade do ensino juazeirense e como refletem ou não esse município como uma cidade educadora. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados estatísticos junto ao portal IBGE Cidades, à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e ao Censo Demográfico de 2022. Constatou-se que Juazeiro do Norte apresenta indícios de potencialidade educativa, porém, que o sistema de ensino do município carece de aprimoramentos. Logo, no que se refere à aproximação do perfil de cidade educadora, primeiro se mostra necessário que o município contorne as barreiras inerentes à aprendizagem e à qualidade da educação básica e, a posteriori, avance no desenvolvimento de políticas enquanto cidade educadora.
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