Avaliações educacionais externas e o paradigma da cidade educadora:

Juazeiro do Norte

Autores

  • Francilene Torres Dias Bento Graduanda em Administração Pública e Gestão Social pela Universidade Federal do Cariri - UFCA e Pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas - Laurbs
  • Diego Coelho do Nascimento Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.32.12587

Palavras-chave:

aprendizagem, educação; escola, cidadania

Resumo

Este artigo tem como temática a aproximação e/ou o afastamento do perfil de cidade educadora de Juazeiro do Norte-CE. Analisam-se os resultados de dois importantes exames educacionais externos: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB); e o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Tem-se por objetivo geral analisar os resultados oriundos do SPAECE e do IDEB, entre os anos de 2009 e 2022, verificando o que esses indicadores revelam sobre a qualidade do ensino juazeirense e como refletem ou não esse município como uma cidade educadora. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa, realizada por meio de revisão bibliográfica e levantamento de dados estatísticos junto ao portal IBGE Cidades, à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e ao Censo Demográfico de 2022. Constatou-se que Juazeiro do Norte apresenta indícios de potencialidade educativa, porém, que o sistema de ensino do município carece de aprimoramentos. Logo, no que se refere à aproximação do perfil de cidade educadora, primeiro se mostra necessário que o município contorne as barreiras inerentes à aprendizagem e à qualidade da educação básica e, a posteriori, avance no desenvolvimento de políticas enquanto cidade educadora.

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Publicado

2024-01-08

Como Citar

Bento, F. T. D., & Coelho do Nascimento, D. (2024). Avaliações educacionais externas e o paradigma da cidade educadora:: Juazeiro do Norte. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 14(32), 106–119. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.32.12587

Edição

Seção

Artigos