"Eating is traveling” and traveling is eating

Reflections on gastronomy and tourism based on cable television and streaming productions exhibited in Brazil (2021-2023)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.52521/22.12353

Keywords:

Gastronomy, Tourism, Television, Middle classes, Lifestyle

Abstract

This article aims to problematize the relations between gastronomy and tourism, two major contemporary consumer markets. The theme was prompted by the investigation [“authors' research project”], that has been conducted through the analysis of audiovisual productions circulating prescriptive repertoires about these domains. By comparing the historical relations between these two fields/markets, we seek to understand the ruptures and continuities that are observable nowadays. We conclude that gastronomy, which originates as a necessity in traveling, ends up transforming into its main motivation in the case of culinary tourism; and that the expansion of tourism, among other factors, leads to the diffusion of old and new visions of gastronomy in the global audiovisual market.

Author Biographies

Maria Celesta Mira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É livre-docente em Antropologia e Sociologia da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (1977), graduação (1983) e mestrado (1990) em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997) e estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2002). É professora do Departamento de Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP. É autora, dentre outros em coautoria, dos livros Entre a beleza do morto e a cultura viva: mediadores da cultura popular na São Paulo da virada do milênio (Intermeios/ Fapesp, 2016); O leitor e a banca de revistas: a segmentação da cultura no século XX (Olho D´Água/ Fapesp, 2001; e Circo eletrônico. Silvo Santos e o SBT (Loyola/ Olho D´Água, 1995). Suas áreas de interesse são Antropologia Urbana e a Sociologia da Cultura, com foco nos temas: cultura popular, cultura brasileira, indústria cultural, políticas culturais, consumo, gosto e práticas culturais, lazer, entretenimento e práticas corporais. É líder do GEPRACC - Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas (www.facebook.com.br/gepracc), certificado em 2008.

Beatriz Salgado Cardoso de Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

.

References

ADAM Richman. Programação no website do canal Discovery Brasil. [s.d]. Disponível em: https://www.discoverybrasil.com/foodnetwork/talento/adam-richman. Acesso em: 15 mai. 2021.

APOLINÁRIO, Sônia. 'Sabor & Arte' é novo canal de culinária que estreia na TV paga. Comunic Sônia Apolinário. 28 jun. 2021. Disponível em: https://www.comunicsoniaapolinario.com.br/single-post/sabor-arte-%C3%A9-novo-canal-de-culin%C3%A1ria-que-estreia-na-tv-paga. Acesso em: 15 out. 2023.

AQUI tem. ‘Tempero na mochila’ desbrava tradição gastronômica mineira. Aqui tem. 11 nov. 2018. Disponível em: https://aquitemdiversao.com.br/tempero-na-mochila/. Acesso em: 05 jun. 2021.

AVENTURA Culinária com Roger Mooking. T2 EP11 - Porções Gigantes. TV Map. [s.d.]. Disponível em: https://tvmap.com.br/c992458/Aventura-Culinaria-com-Roger-Mooking-T2-EP11-Porcoes-Gigantes. Acesso em: 02 dez. 2023.

BEL Coelho estreia programa sobre cozinha brasileira. Revista Menu. 05 mai. 2015. Disponível em: https://www.revistamenu.com.br/2015/03/05/bel-coelho-estreia-programa-sobre-cozinha-brasileira/ Acesso em: 31 mai. 2015.

BELL, David; HOLLOWS, Joanne. Ordinary lifestyles: Popular media, consumption and taste. Londres: McGraw-Hill Education, 2005.

BORGES, Marília. A Busca Por Mais Experiência de Viagens e Menos Bens Materiais. WTM Global Hub. 13 jul. 2018. Disponível em: https://hub.wtm.com/pt/artigos/a-busca-por-mais-experiencia-de-viagens-e-menos-bens-materiais/. Acesso em: 10 nov. 2023.

BOURDIEU, Pierre. La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madri: Taurus, 1988.

BRASIL é o terceiro maior consumidor de pirataria audiovisual. Sou Legal. 01 jun. 2021. Disponível em: https://soulegal.tv.br/2021/06/01/brasil-e-o-terceiro-maior-consumidor-de-pirataria-audiovisual/. Acesso em: 26 dez. 2023.

BRAUN, Daniela. Brasileiro dedica mais tempo a canais de TV. Valor Econômico online. 25 mai. 2022. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/05/20/brasileiro-dedica-mais-tempo-a-canais-de-tv.ghtml. Acesso em: 15 dez. 2023.

BUENO, Maria Lúcia. Arte e cultura na modernidade-mundo: sociologia da cultura e da arte (ensaios). Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2021.

CAMARGO, Haroldo Leitão. Patrimônio histórico e cultural. São Paulo: Aleph, 2002

CANAL a cabo Food Network estreia no Brasil com produção local. UOL. 04 nov. 2014. Disponível em: https://www.uol.com.br/nossa/cozinha/noticias/redacao/2014/11/04/canal-a-cabo-food-network-estreia-no-brasil-com-producao-local.htm. Acesso em: 07 nov. 2023.

DESTINO com sabor. IMDb. [s.d]. Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt8258106/plotsummary?ref_=tt_ov_pl. Acesso em:15 mai. 2021.

DIIRR, Reuber. Zeca Camargo vai apresentar o Comer é Viajar no canal Sabor & Arte. Terra RD1. 28 jun. 2021. Disponível em: https://rd1.com.br/zeca-camargo-vai-apresentar-o-comer-e-viajar-no-canal-sabor-arte/. Acesso em: 19 dez. 2023.

ESTÚDIO Next. Postagem na rede social Facebook. 12 nov. 2018. Disponível em: https://www.facebook.com/EstudioNextMusic/posts/1367734990028830/. Acesso em: 01. jan. 2024.

% DE NOVOS clientes de TV por assinatura são classe C ou D. Exame Online. 24 abr. 2013. Disponível em: https://exame.com/tecnologia/95-de-novos-clientes-de-tv-por-assinatura-sao-classe-c-ou-d/. Acesso em: 12 dez. 2023.

FELTRIN, Ricardo. Exclusivo: Ranking mostra canais pagos que a elite brasileira vê. UOL. 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2020/07/02/exclusivos-quais-os-canais-pagos-preferidos-pelos-mais-ricos-no-brasil.htm. Acesso em: 16 dez. 2023.

FOODNETWORK. Giada na Itália. Discovery Brasil. 2021. Disponível em: https://www.discoverybrasil.com/foodnetwork/giada-na-italia. Acesso em: 05 jun. 2021.

FREITAS, Felipe. Netflix e Spotify dominam streaming no Brasil; Globoplay é segundo mais assistido. Tecnoblog. 29 mai. 2023. Disponível em:https://tecnoblog.net/noticias/2023/05/29/netflix-e-spotify-dominam-streaming-no-brasil-globoplay-e-segundo-mais-assistindo/#:~:text=Netflix%20e%20Spotify%20dominam%20streaming%20no%20Brasil%3B%20Globoplay%20%C3%A9%20segundo%20mais%20assistido,-Estudo%20publicado%20por&text=Uma%20pesquisa%20divulgada%20neste%20m%C3%AAs,streamings%20mais%20populares%20no%20Brasil. Acesso em: 24 dez. 2023.

GNT. Midia Kit. Apresentação em Power Point na internet, jul.-set./2018. Disponível: https://solucoesgnt.gntapps.com.br/_defesas-do-canal/GNT- -3T-2018.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.

GOES, Tony. Canal de turismo Modo Viagem, da Globo, substitui Mais na Tela na TV paga. Folha de São Paulo online. 13 jan. 2022. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2022/01/canal-de-turismo-modo-viagem-da-globo-substitui-mais-na-tela-na-tv-paga.shtml. Acesso em: 15 out. 2023.

GUERINI, Elaine. Em “Virgilio”, uma viagem gastronômica pelas altitudes do Peru. NeoFeed. 06 nov. 2022. Disponível em: https://neofeed.com.br/blog/home/em-virgilio-uma-viagem-gastronomica-pelas-altitudes-do-peru/. Acesso em: 14 nov. 2023.

H&H Discovery. Mídia Kit Digital. [S.I.] Discovery Publicidade. 2020. Disponível em: https://www. discoverypublicidade.com/ptbr/home-health-2/. Acesso em: 18 nov. 2021.

HGTV. Midia Kit Digital. [S.I.] Discovery Publicidade. 2020. Disponível em: https://www.discoverypublicidade.com/ptbr/hgtv-2/. Acesso em: 18 nov. 2021.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. 6ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

JU, Hyejung. The Korean Wave and Korean Dramas. JU, Hyejung. Oxford Research Encyclopedia of Communication. 2018. Disponível em: https://oxfordre.com/communication/communication/view/10.1093/acrefore/9780190228613.001.0001/acrefore-9780190228613-e-715. Acesso em: 13 nov. 2023.

KIM, Sohee. Here’s How Netflix Is Betting $2.5 Billion on South Korea as K-Drama Mania Grows. Bloomberg. 22 jun. 2023. Disponível em: https://time.com/6289170/netflix-invests-south-korea-content-k-dramas/. Acesso em: 13 nov. 2023.

LANCHONETES Clássicas com Guy Fieri. Comendo o Alasca. Apple TV. [s.d.]. Disponível em: https://tv.apple.com/br/episode/comendo-o-alasca/umc.cmc.3h0w6x0ld0xigoqjot1c4lvru. Acesso em: 02 dez. 2023.

LAUTERJUNG, Fernando. Dados da PNAD divergem da Anatel sobre TV paga; streaming e pirataria explicam. Teletime. 09 nov. 2023. Disponível em: https://teletime.com.br/09/11/2023/tv-por-assinatura-cresce-em-areas-rurais-aponta-pnad/. Acesso em: 26 dez. 2023.

LEWIS, Tania. Media lifestyle. In: MAGUIRE, J.S. (eds.) The cultural intermediaries – Reader. Londres: Sage, 2014.

MI.TV. Programação do canal Sabor e Arte no mês de outubro de 2023. MI.TV. out. 2023. Disponível em: https://mi.tv/br/canais/sabor-arte. Acesso em: 15 out. 2023.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Programa Nacional de Turismo Gastronômico. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-turismo-gastronomico. Acesso em: 10 nov. 2023.

FOODNETWORK. Mundo das Marcas. 26 jun. 2018. Disponível em: https://mundodasmarcas.blogspot.com/2018/06/food-network.html. Acesso em: 07 nov. 2023.

NERY, Carmen. Em 2022, streaming estava presente em 43,4% dos domicílios com TV. Agência IBGE Notícias. 09 nov. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38306-em-2022-streaming-estava-presente-em-43-4-dos-domicilios-com-tv. Acesso em: 19 dez. 2023.

NICOLAU NETTO, Michel; MIRALDI, Juliana Closel. Turismo de luxo: a produção do destino e a denegação do social. Repocs, v. 14, n. 28, 2017, pp. 191-218.

NYE, Joseph S. Soft power. Foreign policy, n. 80, p. 153-171, 1990.

ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

PACHECO, Francisco. TLC estreia Chef Itinerante: série revela culinária típica de comunidades isoladas. Notícias da TV. 24 out. 2014. Disponível em: https://www.noticiasdatvbrasileira.com.br/2014/10/tlc-estreia-chef-itinerante-serie.html. Acesso em: 04 jun. 2021.

PORTER, Roy. Os ingleses e o lazer. In: CORBIN, Alain (ed.) História dos tempos livres. Lisboa: Teorema, 2001.

QUESTIONPRO. Pesquisa critério Brasil de classificação. 2020. Disponível em: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/pesquisa-criterio-brasil/. Acesso em: 02 dez. 2023.

RAMOS, Anderson. Quarta temporada de "Sabores da América com Michael Symon" estreia no Food Network. O Universo da TV. 26 set. 2019. Disponível em: https://www.ouniversodatv.com/2019/09/quarta-temporada-de-sabores-da-america.html. Acesso em: 04 jun. 2021.

SALATA, A. R. Quem é Classe Média no Brasil? um estudo sobre identidade de classe. DADOS – Revista de Ciências Sociais, v. 58, n. 1, 2015, pp. 111-149.

SEBRAE. Turismo, gastronomia e economia criativa no Brasil. Sebrae. 05 dez. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/turismo-gastronomia-e-economia-criativa-no-brasil,d7d2d358844e4810VgnVCM100000d701210aRCRD. Acesso em: 09 nov. 2023.

SEGUNDA temporada do ‘Comida de Viagem’, do Travel Box Brazil, estreia em agosto. Tela Viva. 01 ago. 2022. Disponível em: https://telaviva.com.br/01/08/2022/segunda-temporada-do-comida-de-viagem-do-travel-box-brazil-estreia-em-agosto/. Acesso em: 15 out. 2023.

SHIAVO, Fernanda. Midia kit Sabor&Arte. 2023. Disponível em: https://oye.com.br/midia-kit-canal-sabor--and-arte. Acesso em: 07 nov. 2023.

TEMPERO na Mochila. Sinopse Google. 05 jun. 2021. Acesso em: 01 nov. 2023.

TRAVEL Box Brazil celebra 10 anos no ar e comemora crescimento em audiência e no faturamento comercial. Box Brazil. 20 mai. 2022. Disponível em: https://boxbrazil.tv.br/noticias.php?noticia=TRAVEL-BOX-BRAZIL-CELEBRA-10-ANOS-NO-AR-E-COMEMORA-CRESCIMENTO-EM-AUDI%C3%8ANCIA-E-NO-FATURAMENTO-COMERCIAL. Acesso em: 08 out. 2023.

YOUGOV US. The Most Popular Tv Networks (Q3 2023). 2023. Disponível em: https://today.yougov.com/ratings/entertainment/popularity/tv-networks/all. Acesso em: 14 nov. 2023.

Published

2024-06-07

How to Cite

MIRA, M. C.; OLIVEIRA, B. S. C. de. "Eating is traveling” and traveling is eating: Reflections on gastronomy and tourism based on cable television and streaming productions exhibited in Brazil (2021-2023). O Público e o Privado, Fortaleza, v. 22, n. 46, p. 32–54, 2024. DOI: 10.52521/22.12353. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/12353. Acesso em: 3 jul. 2024.