O periódico O público e o privado (PP) é uma publicação acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), de periodicidade quadrimestral (a partir de 2020). Destina-se a publicar e divulgar trabalhos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros com relevância e inserção na produção de conhecimentos teóricos e empíricos na área das ciências humanas e sociais.

O periódico tem como objetivo promover a produção e a socialização do conhecimento acadêmico por meio da publicação de artigos temáticos, artigos de fluxo contínuo, entrevistas, traduções, relatórios de pesquisas e resenhas. Além disso, busca incentivar a criação, manutenção e ampliação de redes entre pesquisadores de Universidades nacionais e internacionais.

 

ISSN Impresso: 1519-5481 (até 2016)

ISSN Eletrônico: 2238-5169

Qualis Capes: B2 Sociologia

Capa: Portal Arquitetônico

 

 

Políticas de seção

As seções da Revista O Público e o Privado, desde o início de 2020, obedecem às seguintes diretrizes.

Editorial – texto dos Editores apresentando, do modo mais sintético possível, o que se encontra em cada número da Revista.

Apresentação – trata-se sempre de texto relacionado aos Artigos temáticos de cada número da Revista. Um número temático compreende artigos agrupados em torno de um tema aglutinador. Além dos editores, estes números contarão com o apoio de organizadores específicos que acompanharão especialmente o processo de avaliação por pares e eventuais revisões dos artigos, bem como se responsabilizarão pela redação do texto de Apresentação apontando o objetivo pretendido com o número temático e sintetizando as ideias dos artigos que o compõem.

Artigos temáticos – textos inéditos decorrentes de pesquisas acerca de tema previamente definido pela Revista para a composição de seus números temáticos. Seguindo as mesmas diretrizes de formatação dos Artigos de fluxo contínuo, os Artigos temáticos serão igualmente avaliados por pares.

Artigos de fluxo contínuo – textos inéditos na forma de artigos e comunicações de pesquisas que apresentem contribuições relevantes e inovadoras para a área da sociologia e demonstrem rigor teórico e metodológico em sua construção.

Temas livres – esta seção aceita textos menores que os Artigos e se abre também a outras áreas de conhecimento, desde que apresentem aspectos relevantes para a sociologia.

Entrevistas – transcrições de entrevistas realizadas com acadêmicos/intelectuais ou figuras públicas cujo trabalho represente perspectivas ou contribuições relevantes para debates sociológicos acerca do público e do privado, incentiva-se que tais entrevistas referenciem a obra do(a)s entrevistado(a)s e outras com as quais ela dialoga, mencionando devidamente as eventuais referências bibliográficas arroladas.

Traduções – textos previamente publicados em língua estrangeira, que detenham a autorização expressa de publicação em português neste periódico e se relacionem com uma ou mais perspectiva de debate sociológico.

Resenhas – textos concisos (de 5.000 a 10.000 caracteres com espaço) apresentando publicações recentes na área da sociologia ou de ciências correlatas.