ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LETRAS INGLÊS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM DISCENTE E A DINÂMICA DA SALA DE AULA

Autores/as

Palabras clave:

Gestão Escolar. Estágio Supervisionado. Ensino.

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado II, no primeiro semestre de 2025, no curso de Licenciatura em Letras - Inglês da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O estágio foi desenvolvido em uma instituição de ensino particular localizada em Sobral, que atende turmas do Ensino Fundamental II, especialmente dos 6º e 7º anos. O principal objetivo foi observar aulas de língua inglesa, compreendendo a interação entre professor e alunos, a organização escolar e os processos que contribuem para o desenvolvimento da prática docente. A metodologia envolveu observação direta das aulas, acompanhamento das ações de gestão, participação em reuniões pedagógicas e atuação prática por meio de regência. Os resultados evidenciaram desafios como a necessidade de desenvolver habilidades eficazes de gestão de sala e adaptar estratégias pedagógicas às especificidades das turmas. Constatou-se também a importância de flexibilizar atividades e avaliações formativas para garantir que os conteúdos fossem acessíveis e significativos. O estágio proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo interação com professores, alunos e estagiários, e promovendo compreensão integral do funcionamento escolar e do papel do professor de inglês como mediador cultural e incentivador do pensamento crítico e da aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

  • Arthur Farias de Alcântara, Universidade Estadual Vale do Acaraú

    Graduando em Letras – Inglês pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atua como professor de Língua Inglesa e pesquisador em formação, com experiência em estudos realizados nos Estados Unidos, onde aprofundou seus conhecimentos sobre metodologias contemporâneas de ensino. É integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Sobral e ganhador do prêmio Top Excelência Sobral 2025 de “Melhor Professor de Língua Inglesa”.

Referencias

OLIVEIRA, L. A. Método de ensino de inglês. São Paulo: Parábola, 2014.

LIMA, D. C. de (org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011.

hooks, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução de Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

Archivos adicionales

Publicado

2025-12-19

Número

Sección

Informes de Experiencia

Cómo citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LETRAS INGLÊS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM DISCENTE E A DINÂMICA DA SALA DE AULA. (2025). KIXARÁ, 2(2), 95-103. https://revistas.uece.br/index.php/kixara/article/view/16534

Artículos similares

1-10 de 28

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.