Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço 1,5 cm; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Artigos
Artigos para Dossiês – São artigos de investigação desenvolvidos a partir de uma chamada específica (Dossiê Temático), que seguem a seguinte estrutura: Considerações Iniciais, Percurso Metodológico, Marco Teórico, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 30 laudas – incluindo tabelas, gráficos, ilustrações e notas, quando houver.
Artigos de Temas Livres – São artigos de investigação desenvolvidos com temática livre, os quais seguem esta estrutura: Considerações Iniciais, Percurso Metodológico, Marco Teórico, Resultados e Discussão, Considerações Finais e Referências. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter entre 10 e 30 laudas.
Ensaios
Ensaios são trabalhos de valor crítico que versam sobre obras (nacionais ou internacionais), temáticas específicas e/ou a estética narrativa de determinado(a) autor(a), primando pela fundamentação e pela argumentação. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter até 8 laudas.
Resenhas
Resenhas são textos que contemplam a análise de uma obra publicada há, no máximo, dois anos. Seu objetivo é fornecer ao leitor uma visão crítica da obra, destacando seus pontos fortes e fracos, bem como suas contribuições e limitações, além de conter um tom autoral na resenha por parte do resenhador. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter até 5 laudas.
Relatos de Experiência
Relatos de experiência são textos que permitem a apresentação crítica de práticas e/ou intervenções científicas e/ou profissionais voltados às temáticas que englobem o escopo da revista. Os manuscritos submetidos para esta seção devem conter até 10 laudas.
Entrevistas
Entrevistas são conversas entre duas ou mais pessoas – o entrevistador e o(s) entrevistado(s) – que visam obter informação para compor um determinado material. Devem seguir esta padronização na Revista KIXARÁ:
- Tamanho: deve ser composta por 4 a 10 questões e o texto deve conter o máximo de 15.000 caracteres com espaço;
- Idioma: poderão ser encaminhadas nos idiomas português, inglês espanhol, francês, galego e em línguas indígenas;
- Imagem: deverão, obrigatoriamente, ser acompanhadas pela foto do entrevistado que deve ser enviada em arquivo anexo (.jpg ou .gif), com boa resolução (acima de 100 KB) e com autorização prévia do entrevistado. Caso seja de interesse deste, pode ser incluída também uma imagem que complemente o conteúdo da entrevista;
- Dados sobre o entrevistado: breve texto com dados sobre o entrevistado, contendo informação sobre o currículo, incluindo instituição à qual está afiliado, produção científica resumida, formação acadêmica, outros;
- Lead: as entrevistas deverão estar acompanhadas do lead que consiste em um pequeno texto que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema. O lead deve conter informação que responda às seguintes questões: “O quê” e/ou “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?” e “Por quê?”.
Obituários
Obituários expressam, em uma página, o reconhecimento científico àqueles que contribuíram para ampliar o conhecimento em suas áreas de atuação, e ao mesmo tempo podem revelar um tipo de avaliação post-mortem.
Panegíricos
Panegíricos são femenagens e homenagens a pessoas vivas e ou a pessoas falecidas, em, no máximo, 3 laudas.
Declaração de Direito Autoral
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao publicarem seus textos na Revista KIXARÁ, os autores concordam com os seguintes termos:
I - Os manuscritos publicados nesta revista são disponibilizados de forma instantânea, gratuita e permanente a todos os leitores, ou seja, a comunidade científica e o público em geral têm acesso gratuito, ilimitado e imediato aos conteúdos publicados na Revista KIXARÁ por meio da Internet.
II - Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista, sem pagamento, apenas o direito referente à primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
III - Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicando-o em repositório institucional, como capítulo de livro, em uma página pessoal etc.), a qualquer ponto posterior ao processo editorial, com reconhecimento da devida autoria e publicação inicial nesta revista.
IV - Os autores consentem que a Revista KIXARÁ possa incorporar seus artigos publicados nela em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
a) Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte, sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
b) Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
c) Possibilidade de traduzir certas partes do artigo;
d) Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
e) Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
f) Preparação de citações bibliográficas, sumários, índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
g) Digitalizar e/ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.
Política de Privacidade
Processo de Avaliação Cega por Pares
A Revista KIXARÁ incentiva colaboradores/as de todas as Instituições de Ensino nacionais e internacionais a submeterem seus trabalhos de pesquisa inéditos.
Os trabalhos submetidos devem estar de acordo com as normas. Eles serão analisados previamente pela Comissão Editorial, que triará os manuscritos que se atenham ao foco e escopo da Revista KIXARÁ. A comissão avaliará se o mesmo é original, inédito, se tem profundidade teórica, metodologia bem desenhada, análise dos dados conduzida efetivamente e se apresenta resultados válidos academicamente. Todos os sete produtos científicos ofertados por nosso periódico (artigo, ensaio, resenha, entrevista, relato de experiência, obituário e panegírico) - em fluxo contínuo ou por convite - serão submetidos ao processo de avaliação duplo-cego por pares.
Se o trabalho atender aos requisitos, será enviado anonimamente para avaliação a ser feita por pareceristas externos à nossa Equipe Editorial.
A Revista KIXARÁ reserva-se o direito de sugerir aos autores as modificações que os pareceristas julgarem necessárias nos artigos aceitos, bem como publicá-los no número que considerarem mais conveniente segundo a sua organização interna, calendário e proposta.
Uma vez analizada a submissão, os pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, se for o caso.
Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores.
Dados, conceitos e opiniões e afins emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas são de inteira responsabilidade dos autores.
Sistema de Arbitragem
Em caso de discordância entre os pareceristas quanto ao destino do trabalho, o mesmo será avaliado por um terceiro parecerista ad hoc.
A seleção dos membros que atuam como pareceristas da Revista KIXARÁ é considerada por nível de especialidade no tema e idioma do manuscrito submetido.
Política de Acesso Livre
A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, promovendo maior socialização e democratização do conhecimento. A Revista KIXARÁnão cobra taxa dos autores referente à submissão e publicação dos artigos, nem dos leitores que queiram acessar ou pesquisar o conteúdo do periódico. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor.
Ética em Pesquisa (Antiplágio e Respeito a Seres Humanos)
A Revista KIXARÁ somente publica trabalhos originais e inéditos e que respeitem às leis vigentes de pesquisas com seres humanos e contra o plágio. Sobre pesquisas com seres humanos, os autores deverão obrigatoriamente mencionar o Número do Parecer de Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos (CEP), ou anexar como Documento Suplementar o arquivo do Parecer de Aprovação.
Com relação ao ineditismo e ao plágio, todos os manuscritos submetidos à Revista KIXARÁ serão verificados por proantes de serem enviados aos avaliadores, os quais também podem identificar plágios não identificados automaticamente. Além disso, antes da publicação, é feita uma nova verificação especialmente para conferir se o artigo não foi publicado em outra revista. Caso seja confirmado plágio, o artigo será devolvido aos autores.
Política de Publicidade
A Revista KIXARÁ divulga suas chamadas de trabalhos e publicação de artigos, por intermédio de notícias publicadas na página da revista e de redes sociais. O conteúdo publicado é aprovado pela Equipe Editorial visando a divulgação do periódico e a disseminação da ciência por ele veiculada.
Sobre este sistema de publicação
A Revista KIXARÁ usa o Open Journal Systems (OJS 3.3.0.13), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.