Sobre a Revista

A Revista KIXARÁ é a publicação eletrônica quadrimestral (com edições entre janeiro e abril, maio e agosto e setembro e dezembro) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras (PPGIHL) da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Objetiva a divulgação aberta e gratuita de sete produtos acadêmicos: artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, relatos de experiência, obituários e panegíricos que estejam no âmbito da triangulação entre História, Pedagogia e Letras, além do repertório epistemológico que esses campos do saber guardam entre si.

Publicamos em português (nosso vernáculo), inglês (língua franca da Academia), espanhol (língua da América Latina, onde estamos situados), francês (língua franca da Academia depois do latim e antes do inglês), galego (nossa língua irmã por excelência) e o nosso grande diferencial neste sentido: em línguas indígenas.

Aliás, este é um periódico científico que volta o seu olhar para os nossos povos originarios, dando-lhes visibilidade e promovendo a divulgação cientifica deles e sobre eles. Em outras palavras: aqui os indígenas não são apenas "objetos de estudo" ou "sujeitos de pesquisa". São, sobretudo, protagonistas e PROVEDORES DE CONHECIMENTO.

O nome de nosso periódico, Revista KIXARÁ, reverencia os povos tradicionais (Quixará/Kixará Tapuia) do Sertão Central cearense, onde está instalado o campus que sedia o PPGIHL. Em nossa logomarca, o “K”, de KIXARÁ, é marcante: é formado por listras vermelhas, simbolizando as pinturas corporais apotropaicas de nossos ancestrais. 

Aceitamos colaborações originais e inéditas de pesquisadores doutores ou de graduandos e pós-graduandos brasileiros e estrangeiros sob orientação de um professor doutor e que assine como coautor do trabalho submetido. AS ÚNICAS EXCEÇÕES a esta regra são três produtos, a saber: “Relato de Experiência”, “Panegírico” e “Obituário”. Estes são gêneros textuais intimistas e neles não cabe a presença de outrem em sua confecção que não seja apenas a de seu AUTOR. No caso de autoria coletiva, pelo menos um dos autores deve possuir essa titulação máxima supracitada.

Cada manuscrito poderá ter até TRÊS autores (exceto excepcionalidade, sendo, como posto acima, pelo menos um desses com título de DOUTOR para submeter o texto).

Números especiais e dossiês temáticos também são ocasionalmente contemplados pela Revista KIXARÁ.

Para a submissão de trabalhos, é imprescindível registrar TODOS os autores na plataforma da revista, com os metadados completos (nome, endereço de e-mail, país, ORCID, vínculo institucional e biodata). O texto a ser submetido não deve conter dados de identificação dos autores, que são fornecidos à parte, nos documentos suplementares e nos metadados no momento do cadastro de autoria.

O prazo máximo para a análise dos produtos acadêmicos submetidos é de até seis meses, podendo variar para mais ou para menos a depender do fluxo de demanda e da disponibilidade dos pareceristas.