UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INTERJEIÇÃO DO GOZO EM ÁLVARES DE AZEVEDO E LED ZEPPELIN SOB UMA PERSPECTIVA FEMINISTA

Auteurs

Mots-clés :

Objetificação Feminina, Transgressão, Sexualidade, Alvares de Azevedo, Led Zeppelin.

Résumé

Este artigo demonstra a intersecção entre a provocação artística e a transgressão social através de uma análise comparativa do poema “Ai, Jesus!”, de Álvares de Azevedo (2012), e da canção “Whole Lotta Love”, do Led Zeppelin (1969). Argumenta-se que ambas as obras, apesar de suas diferenças contextuais e midiáticas, empregam estratégias de linguagem e representação para subverter normas morais e expressar o êxtase sexual feminino de maneira explícita, utilizando a interjeição de gozo como ponto focal. Fundamentado em teóricas feministas como Simone de Beauvoir (1949), Silvia Federici (2004), Betty Friedan (1963), bell hooks (1981) e Lélia Gonzalez (2020), este estudo problematiza como, mesmo em atos de transgressão que “libertam” a expressão sexual das mulheres, a centralidade e objetificação do corpo feminino persistem. A análise aprofunda a noção de emulação artística, mostrando como a vocalização de Robert Plant, influenciada por Janis Joplin (2019), insere a performance em uma complexa cadeia de apropriação e reinterpretação que, embora inovadora, mantém a voz feminina como objeto de representação mediada.

Biographies des auteurs

  • Laura Lucy Dias, Prefeitura do Município de São Paulo

    Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Grande ABC (2008) e graduação em Pedagogia para licenciados pela Universidade Nove de Julho (2013). Professora titular da Prefeitura do Município de São Paulo.

  • Frederico de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

    Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI-UFPB).

Références

AZEVEDO, Á. de. Lira dos Vinte Anos. São Paulo: Martin Claret, 2012.

BEAUVOIR, S. de. O Segundo Sexo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1949.

CAMPBELL, J. O Herói de Mil Faces. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Pensamento/Cultrix, 1989.

FEDERICI, S. Calibã e a Bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2004.

FRIEDAN, B. A Mística Feminina. Tradução de Sérgio Tripoloni. São Paulo: Rosa dos Tempos, 1963.

FREUD, S. (1905). Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução sob a supervisão de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1972. v. 7, p. 121-237.

FREUD, S. (1920). Além do Princípio de Prazer. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Tradução sob a supervisão de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. 17, p. 17-85.

GEORGE-WARREN, H. Janis Joplin — Sua Vida, Sua Música. Novo Hamburgo: Editora Seoman, 2019.

GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

GRANOFF, W.; PERRIER, F. Le désir et le féminin: Paris. Éditions Aubier Montaigne, 1979.

HOOKS, bell. Ain't I a Woman? Black Women and Feminism. Boston, MA: South End Press, 1981.

HOOKS, bell. "Eating the Other: Desire and Resistance". In: Black Looks: Race and Representation. Boston: South End Press, 1992.

LACAN, J. (1969-1970). O seminário. Livro 17. O avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1992.

LACAN, J. (1971-1972). O seminário. Livro 18. De um discurso que não fosse semblante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

LACAN, J. (1972-1973). O seminário. Livro 20: Mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

LED ZEPPELIN. “Whole Lotta Love”. Led Zeppelin II. Atlantic Records, 1969.

ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionário da psicanálise. Tradução Vera Ribeiro, Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

WALL, M. When Giants Walked the Earth: A Biography of Led Zeppelin. New York: St. Martin's Griffin, 2008.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2025-12-29

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA INTERJEIÇÃO DO GOZO EM ÁLVARES DE AZEVEDO E LED ZEPPELIN SOB UMA PERSPECTIVA FEMINISTA. (2025). KIXARÁ, 2(3), 58-71. https://revistas.uece.br/index.php/kixara/article/view/16810

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice